Paranaguá realiza Seminário Regional de Maricultura

Evento acontece dia 26 no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. Representantes do poder público e maricultores de todo o Litoral participarão

10257A Prefeitura Municipal de Paranaguá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realiza, no dia 26 de setembro, o Seminário Regional de Maricultura, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. O evento vai das 8h às 17h com abertura prevista para 10h. As vagas são limitadas e, para participar, é preciso ser convidado.

A Maricultura é o cultivo de animais e plantas em águas salgadas e compreende a criação artificial de peixes (piscicultura), mexilhões (mitilicultura), ostras (ostreicultura) e o cultivo de camarões (carnicicultura).

Dentre os participantes confirmados estão o superintendente federal do Ministério da Pesca e Aquicultura do Paraná, José Antônio Faria de Brito, acompanhado de dois técnicos da pasta. Um representante da Federação de Colônias de Pescadores e pelo menos 25 pescadores de comunidades da região também foram convidados, representando as cidades de Guaraqueçaba, Antonina, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.

Estudantes de biologia, geografia e áreas afins de instituições acadêmicas do litoral também foram convidados, representando a área de pesquisa e geração de conhecimento.

Dentre os temas tratados estarão a situação da Maricultura no Litoral do Paraná e o processo de licenciamento de áreas – que pode levar até 3 anos. Os palestrantes também irão instruir sobre o cultivo de ostras, mexilhões e camarões, com ênfase na evolução técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *