Período de matrículas abertas nas escolas estaduais

1385378946CEEdvaldoMaria06Começou na segunda-feira (25) a semana da rematrícula para o ano letivo de 2014 nas escolas estaduais do Paraná. Familiares ou responsáveis legais pelos alunos que já frequentam a rede estadual de educação devem ir, até hoje, à escola confirmar se vão manter os estudantes na mesma escola ou se desejam a transferência.
“A continuidade dos estudos na rede pública de educação do Paraná é feita automaticamente. No entanto, os responsáveis pelos alunos devem comparecer às escolas para assinar a rematrícula e garantir a vaga para o ano que vem”, diz a diretora de Informações e Planejamento da Secretaria de Estado da Educação, Vanda Dolci Garcia. Alunos com mais de 18 anos podem assinar a própria rematrícula.
A segunda fase da matrícula, de 2 a 6 de dezembro, atende a alunos da rede municipal (5º ano) que entrarão na rede estadual (6º ano) e alunos do 9º ano que vão entrar na 1ª série do ensino médio. O mesmo caso vale também para as escolas de Educação Básica na modalidade de Educação Especial e escolas conveniadas para o ano de 2014.
Vale lembrar ainda que os prazos são importantes para que o Núcleo Regional de Educação de Paranaguá planeje com antecedência as ações do próximo ano.
A última etapa, de 9 a 13 de dezembro, atende a alunos que estão fora da escola e pretendem voltar a estudar, além de alunos da rede particular que pretendem ingressar na rede pública ou alunos vindos de outros municípios ou estados. Em todos esses casos é preciso comparecer em uma escola estadual no período estipulado para solicitar a matrícula.

Litoral
O Núcleo Regional de Educação apresentou relatório de direcionamento de matrículas do ano letivo de 2014 mostrando que para o 6o ano há um total de 123 vagas na região e mais 51 vagas para a primeira série do ensino médio.
Além do direcionamento chamado de “georeferenciamento” que é quando será dada preferência para a escola que fica mais perto da onde o aluno reside.
Atualmente, de acordo com o Núcleo, a situação de atendimento mostra que há uma procura de 2.956 vagas em Paranaguá no sexto ano do ensino fundamental e mais 2.396 vagas para a primeira série do ensino médio, sendo que o total do Litoral é de 5.199 para o sexto ano e 4.481 para a primeira série do Ensino Médio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *