Cuidados para evitar dengue não podem parar

Transmissor da doença pode estar no seu lixo, na piscina ou no pneu perto da sua casa, mas isso pode mudar para evitar a doença na cidade

13895Depois que a Paranaguá registrou um caso de uma pessoa com dengue, as ações precisam ser redobradas. A Prefeitura de Paranaguá, por meio dos profissionais da área estão fazendo o que é necessário como instalação de armadilhas, análise das larvas coletadas, localização de pontos estratégicos, visitas domiciliares e ações nas escolas, empresas e eventos.

Para entender melhor a situação, a equipe de saúde explica que as larvas do mosquito têm sido encontradas em determinados bairros, então as equipes de saúde se concentram nestes locais.

Visitas domiciliares são realizadas com orientações sobre o que deve ser feito para evitar que o mosquito apareça.

E o mosquito da dengue gosta, principalmente, de lixo, água e pneus.

Por isso, é preciso cuidado redobrado para que estes focos de risco possam ser evitados.

A Prefeitura de Paranaguá, com 21 agentes de saúde em campo e mais 10 do Ministério da Saúde, fazem visitas domiciliares, está aumentando o número de armadilhas na cidade e fazem a identificação das larvas capturadas, coloca pneus em pontos estratégicos que são definidos como acúmulos de criadouros como cemitérios, ferro velhos e borracharias e ainda a educação em saúde nas escolas, empresas e eventos.

A supervisora do programa municipal de Combate à Dengue, Maria Inês Xavier Farias, reforça o pedido à população para que colabore ouvindo as orientações dos agentes de saúde com relação aos cuidados como tampas lixeiras, tampas caixas d’água, manter calhas, canos e ralos desentupidos, não deixar pneus onde possa acumular água, descartar adequadamente tudo que acumula água e virar garrafas e vasilhames para que também não acumulem água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *