Crônica do Dia

kátia-muniz2Educar X Escolarizar

Por: Katia Muniz                                                                      katiacronicas@gmail.com

Recebo por e-mail vídeos, frases e pedidos para eu escrever sobre determinados assuntos na coluna semanal. Alguns, até consigo atender, já outros, sorry! Outro dia, uma conhecida me enviou um vídeo com um trecho de uma entrevista do Mário Cortella.  Cada palavra que ele pronunciava eu batia palmas. Quanta coerência!

O assunto era sobre educação e escolarização. Deixando claro que, educação vem de casa, enquanto cabe à escola escolarizar.

Todos sabem disso, não sabem? A resposta é uma negativa em maiúscula: NÃO!

Com esses novos arranjos na vida familiar, em que cada vez mais as mulheres estão fora de casa e dentro do mercado de trabalho, as crianças passaram a ir mais cedo para escola. Aqui, não estou falando de alfabetização, e sim, do contato que as crianças estão tendo em creches ou escolas particulares.

Acabou a licença maternidade e lá estão os pequenos entre fraldas e chupetas numa escolinha, muitas vezes em tempo integral. Lá aprendem a se socializar, a dividir, a competir, a buscar o seu espaço, a entender que são mais um no meio de muitos. Numa legião de filhos únicos, que sejam bem-vindos a esse contato enriquecedor no aprendizado da vida.

Papai e mamãe costumam cumprir uma carga horária extensa fora de casa. As energias estão por um fio quando retornam para encarar mais um turno, desta vez, com a criançada. Comida, banho, auxílio nas tarefas escolares, brincar, leitura antes de dormir. Ritual elencado por qualquer profissional entendido em educação, mas que na prática não vem se mostrando como recomenda a cartilha.

Para os pais, o pacote da vida moderna acompanha cansaço físico, mental, esgotamento emocional, estresse, insegurança, responsabilidades diversas, incluindo aí o direcionamento e a educação dos filhos. Educar dá trabalho. Ensinar valores, respeito a si e ao outro, o que pode e o que não pode, o certo e o errado demandam entrega. Como os pais ou responsáveis estão fora de casa muito tempo, a fim de garantir uma vida melhor para a prole, acaba sobrando para os professores a tarefa de educar, além da de escolarizar.

Segundo o vídeo, nunca houve tantos casos de agressão a professores como os que vêm ocorrendo atualmente. A escola, com esforço, tenta impor limites a essa nova geração. Cobram disciplina, cobram realização de tarefas e fiscalizam as atividades que deveriam ser realizadas em casa.

Educar X Escolarizar.

Aos professores cabe ensinar as disciplinas: português, matemática, geografia, ciências, artes, história, entre outras. Eles de fato contribuem, acrescentam, somam com uma parcela da educação dos nossos filhos.

O educar vem de casa. Tarefa dos pais ou responsáveis pela criança.

É a união desse “duo” educacional que serve como medidor de resultados positivos ou negativos das atuais e futuras gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *