Atletas indígenas realizam sonho ao conhecer o mar

IMG_4713_1024x683 (1)A fase final dos Jogos Escolares do Paraná – Bom de Bola é de fato um evento de todas as tribos, unindo brancos, negros e índios. A competição que está sendo realizada em Paranaguá, também está oportunizando a muitos atletas conhecer o Litoral paranaense e suas belezas naturais. Para aqueles que nunca haviam imaginado um dia visitar a cidade, durante as folgas de jogos, estão realizando passeios e aproveitando a oportunidade para conhecer o mar, como é o caso da equipe feminina indígena da Escola Estadual Sérgio Krigrivaja Lucas, do município de Cândido de Abreu, que desde a fase municipal já sonhavam com esse momento.

IMG_4860_1024x684“Desde o início do ano quando surgiu a programação do calendário oficial eu já perguntei se elas sabiam onde ficava Paranaguá. Prontamente elas foram procurar no mapa e já ficaram entusiasmadas e determinadas a vencer cada jogo desde a fase municipal. Eu falei: se vocês querem conhecer o mar então terão que ganhar. Com essa proposta, esse ano foi fácil chegar até a fase final porque esse sonho foi o combustível para essas atletas”, comentou o técnico João Peda Júnior.

Após o passeio pela baía de Paranaguá, os olhares curiosos das indígenas puderam ver de perto a grandiosidade dos navios atracando no porto. O passeio também teve a companhia de golfinhos que desfilavam suas belezas para os visitantes. Logo em seguida o tão esperado contato com o mar foi possível com um refrescante banho na ilha de Amparo. A festa foi grande, mas a expectativa foi um pouco frustrada: “Eu gostei muito, mas a água é muito salgada, arde os olhos”, disse Andressa dos Santos que, mesmo assim, estava muito feliz por ter realizado um sonho e ainda assim encheu uma garrafa com a água do mar para levar como lembrança para sua tribo.

Fotos de Josi Schmidt. Fonte: SEET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *