Meio Ambiente divulga rotas para a prática do cicloturismo no Litoral

normal_Imagem_063A Secretaria estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos elaborou sugestões de rotas para incentivar a prática do cicloturismo no Litoral do Paraná. Inicialmente foram traçadas cinco rotas, com diferentes níveis de dificuldade e trajetos, em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

Todas as rotas foram previamente percorridas por ciclistas que integram a Federação Paranaense de Ciclismo, Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu e projeto Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Todas as rotas estão disponíveis no site www.verao.pr.gov.br. Lá, é possível encontrar um mapa sobre cada percurso, as distâncias, sugestões de pontos de paradas, tempo médio de pedaladas e dicas sobre cada percurso.

Foram elaborados passeios em que os ciclistas poderão pedalar até a Floresta Estadual do Palmito ou até o Parque Estadual Rio da Onça. Também foram incluídas rotas gastronômicas como a visita a comunidade do Cabaraquara, em Matinhos; o turismo rural até a colônia Maria Luíza ou roteiro cultural pela orla de Matinhos, incluindo pedaladas noturnas pelos balneários.

O coordenador do Projeto Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo e diretor de lazer da Cicloiguaçu, José Carlos Belloto, explica que o objetivo é ofertar aos veranistas opções de passeio, aliando a prática de esporte e a proximidade com a bicicleta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *