Professores da rede estadual decretam fim da greve e alunos voltam às aulas na quinta-feira (12)

11063995_794811753926540_200879545_oNa manhã desta segunda-feira (9), estiveram reunidos no Estádio da Vila Capanema, em Curitiba, os professores e funcionários da rede estadual de ensino e após votação decidiram suspender a greve. A decisão foi tomada por mais de 10 mil profissionais que compareceram à assembleia. As aulas terão início nesta quinta-feira (12), e mais de 950 mil estudantes foram prejudicados pela paralisação, mas o calendário escolar será reformulado.

Durante os 29 dias de greve, os educadores ficaram acampados em frente à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e fizeram vários protestos. No dia 10 de fevereiro eles chegaram a invadir o Plenário da Casa. Na quarta-feira (4), após assembleia que decidiu pela continuidade da greve, cerca de 20 mil docentes marcharam rumo à Alep. No mesmo dia, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) decreta a volta imediata dos professores e funcionários das escolas públicas estaduais ao trabalho. Conforme aprovado na assembleia, caso as reivindicações dos professores e demais funcionários da educação estadual não sejam atendidas pelo governo estadual, a greve pode voltar na totalidade. A direção do sindicato afirmou que a categoria deve voltar ao trabalho na terça-feira (10).

Nas negociações, o Governo também se comprometeu a pagar o adicional de férias, programado para 31 de março. Além disso, o governo comprometeu-se a pagar os passivos de progressões e promoções até 31 de agosto (para os funcionários) e 31 de outubro (professores). Outro ponto valorizado foi a nomeação de 1.015 pedagogos, na sexta-feira, e a previsão de que ainda esta semana outras 463 pessoas aprovadas no último concurso para professores somem-se às 5.522 nomeadas em janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *