Prefeitura de Paranaguá vai garantir reposição de 8,34% para funcionalismo

Data base de maio é respeitada e funcionalismo receberá reposição no pagamento deste mês pelo maior índice

capa- prefeitura de paranaguáOs mais de 4 mil funcionários da Prefeitura de Paranaguá terão reposição salarial de 8,34%.

A informação foi repassada pelo prefeito Edison Kersten às diretorias dos Sindicatos dos Servidores Municipais de Paranaguá (Sismup) e do Magistério Municipal de Paranaguá, Sismmap.

O índice definido pela Secretaria Municipal da Fazenda foi o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC. “Escolhemos o INPC por ser maior. Queremos atender e valorizar os servidores da Prefeitura”, destacou o prefeito Edison.

Nos últimos anos, o índice que vinha sendo definido para reposição era o IPCA- Índice de Preços ao Consumidor Amplo que, neste ano, mostrou um índice de 8,17%.

A reposição será repassada no pagamento deste mês de maio, cujo pagamento deve ser feito na próxima semana. De acordo com o secretário da Fazenda, Silviani da Silva, 400 mil reais será o impacto na folha de pagamento com a reposição salarial. Mais 200 mil reais também deverão impactar a folha de pagamento com as progressões para o funcionalismo.

“Fechamos 2014 com o limite de 51,2%, e conseguimos nos manter no limite prudencial. E o prefeito deve adotar novas ações que visam manter este controle”, destacou Silviani. O controle deve acontecer, especialmente, com novas exonerações de cargos comissionados.

“As perspectivas de arrecadação não são otimistas. As transferências constitucionais do Estado e da União não estão apresentando crescimento em 2015, mas conseguiremos nos manter com a balança equilibrada pois com esforço estamos tomando medidas para manter este equilíbrio financeiro”, explicou Silviani.

De acordo com o secretário, outras ações estão sendo implementadas pela atual administração para garantir o equilíbrio financeiro como a inscrição dos devedores do IPTU em dívida ativa. Agora, de acordo como determina a lei, quando uma dívida completa 90 dias, o processo segue para execução fiscal.

“Essa é uma atitude antipática para quem deve, mas justa para todos os bons pagadores”, enfatiza o secretário.

Sismup
3.1- sismupDurante a conversa com a diretoria do Sismup, o prefeito Edison ouviu as reivindicações do grupo e destacou a negociação para resolver, também, a valorização dos servidores da saúde.

No mês retrasado a Prefeitura de Paranaguá repassou valores referentes às elevações de nível dos servidores da educação, e agora garante a mesma valorização aos funcionários da saúde.

Sismmap
3.1- sismmapA reposição salarial de 8,34% foi anunciada à diretoria do Sismmap. Como a educação conseguiu adiantar a sua reposição em janeiro, com data base do magistério, em 6,5%, neste mês, deve receber a diferença que fica em torno de 1,83%.

Para chegar aos 13% reivindicado durante os cinco dias de greve, os servidores e a atual administração voltaram à mesa de negociação no último dia 19, quando o secretário da Fazenda apresentou o fechamento do primeiro quadrimestre de 2015, mostrando as dificuldades para chegar ao percentual solicitado. Nova rodada de negociação será feita com o fechamento do segundo quadrimestre.

“Porém, estamos conseguindo alcançar os 8,34% e estender para todo o funcionalismo”, destacou o prefeito Edison Kersten. “E respeitando a data base do servidor municipal”, acrescentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *