Prefeitos também vão protestar contra Dilma

fpm1Os prefeitos devem realizar um grande protesto em Brasília no próximo dia 5 para cobrar da presidente Dilma Rousseff (PT) o acréscimo de 0,5% no FPM, que deveria ter sido repassado na primeira parcela deste mês de julho. A mobilização foi definida na segunda-feira, 27, durante reunião dos 27 presidentes das associações dos municípios na Confederação Nacional dos Municípios na capital federal. As informações são da Folha de Londrina.

Segundo o presidente da AMP e prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto (PMDB), “a presidente não cumpriu a promessa feita durante a Marcha dos Prefeitos no ano passado”. Micheletto explicou que na ocasião ficou acertado que o aumento no FPM seria de 1% em cima do arrecadado nos 12 meses anteriores, dividido em duas etapas (julho de 2015 e julho de 2016). “Como esse compromisso não foi honrado, vamos cobrar em um grande protesto em frente ao Palácio do Planalto e convocamos todos os gestores para a mobilização”, disse.

No Paraná, segundo informações da AMP, 70% dos municípios sobrevivem com o incremento do FPM no orçamento.

O prefeito de Centenário do Sul, Luiz Nicácio (PSC), que recebeu R$ 4,7 milhões nos últimos meses afirmou que nem mesmo esse prometido acréscimo no FPM será suficiente. “Tudo subiu, água, energia, combustível. Enquanto o FPM sobe 1%, a inflação sobe 9%, então não tem jeito de acompanhar.” Ele informou que já foi necessário cortar hora extra dos servidores. “Tenho que comprar à vista, pois eu não posso iniciar o processo de compra sem o dinheiro. A gente não tem projeção de futuro.”

Quais prefeitos do Litoral participarão desta Marcha para reivindicar recursos, uma vez que falta de obras, corte de horas extras e outros problemas são justificados pela redução do FPM?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *