Capitania dos Portos do Paraná abre inscrições para cursos para aquaviários

EPMEstão abertas até o dia 10 de setembro as inscrições  para o Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Auxiliar de Convés e Marinheiro Auxiliar de Máquinas (CFAQ-I C/M) – Turmas 1 e 2/2015, promovido pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR).

Serão disponibilizadas trinta vagas para cada turma e o curso será cancelado caso não atinja o número mínimo de 15 candidatos. A primeira fase do exame de seleção ocorrerá no dia 13 de setembro, no Colégio Estadual José Bonifácio, em Paranaguá. A segunda fase será uma prova física, aplicada para os aprovados na primeira etapa, nas dependências do Clube Olímpico.

A relação dos aprovados será disponibilizada no dia 25 de setembro. A primeira turma aprovada terá aulas entre os dias 05 e 20 de outubro e a segunda turma entre 26 de outubro e 05 de novembro.

O curso será realizado nas instalações do Ensino Profissional Marítimo da CPPR.   Durante o curso, os alunos frequentarão disciplinas como: Navegação e Manobra da Embarcação, Construção Naval e Eletrotécnica.

Após ser aprovado, o aluno receberá um certificado de conclusão de curso, atestando que está qualificado para compor a tripulação de embarcações com 10 AB (arqueação bruta) e potência da máquina propulsora menor que 250 kW, empregadas na navegação interior, nas funções de MAC ou MAM.

Combate a incêndio

Também estão abertas até o dia 10 de setembro as inscrições para o Curso Especial Avançado de Combate a Incêndio (ECIA 2/2015). O curso destina-se a qualificar o aluno quanto à organização dos procedimentos das operações de prevenção e de combate a incêndio a bordo de navios da Marinha Mercante.

Poderão candidatar-se os Aquaviários dos Grupos de Marítimos com, pelo menos, o nível de equivalência 5 (Contra-mestre), que possuam a disciplina Prevenção e Combate a Incêndio (PCI-001), Regra A-VI/1-2, certificado do curso de combate a incêndio ou conteúdo equivalente.

O curso será ministrado entre os dias 21 e 30 de setembro, das 18h00 às 22h00. Caso  não atinja 50% de candidatos inscritos em relação ao número de trinta vagas., o curso poderá ser cancelado.

Inscrições

As inscrições para ambos os cursos custam R$ 8,00 e devem realizadas no Grupo de Atendimento ao Público (GAP), localizado na sede da Capitania dos Portos, em Paranaguá – na rua Benjamim Constant, 707 – Centro. O atendimento é das 8h30 às 11h30, de segunda a sexta-feira.

É importante que antes de efetuarem suas inscrições os candidatos observem com atenção as informações do edital do processo seletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *