Crônica do Dia com Katia Muniz

Antes do Amanhecer

Por: Katia Muniz

antes-por-do-solApós assistir ao fabuloso “Boyhood”, saí do cinema cambaleando de emoção – isso tem tempo, foi em novembro do ano passado – e, desde então, venho prestando atenção em duas coisas: primeiro, no ator Ethan Hawke e, segundo, no diretor Richard Linklater.

Ethan virou meu queridinho. E lá fui eu dar uma olhada em outros filmes que ele protagonizou. Achei a trilogia do “Antes”, composto por: Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol e Antes da Meia-Noite. Todos assinados pelo mesmo diretor. Como se vê, Ethan também é o queridinho de Richard Linklater.

Um dia desses, usei uma imagem do filme Antes do Amanhecer para ilustrar uma crônica minha, no Facebook. E, assim como eu, tempo atrás, descobri que muita gente desconhece o filme.

Eu sou fã assumida do cotidiano. Deve ser por esse motivo que escrevo crônicas.

Gosto, realmente, do dia a dia. E das surpresinhas que a vida nos traz para sairmos da letargia e do marasmo.

Encontrei em Richard Linklater o mesmo gosto. Ele dirige sem pressa, preso a detalhes, escolhendo as cenas a dedo.

Antes do Amanhecer fala sobre paixão.

Em uma viagem de trem, os protagonistas se conhecem e não demoram muito para descobrirem que não era somente uma viagem qualquer.

Ele a convence a desembarcar em Viena, mas no dia seguinte, ela precisa estar em Paris e ele, retornar aos Estados Unidos.

A partir daí se dá o encantamento do filme.

A paixão cronometrada no relógio. A paixão com dia e hora para encerrar. A paixão com direito a intervalo, pouco tempo depois de nascer.

O casal passeia, conversa, troca o primeiro beijo, brinda o amor, dorme na grama de um parque, vê o dia amanhecer, faz a promessa de um novo encontro.

O filme é lindo na fotografia e em diversas cenas, incluindo a que os dois põem o sorriso bobo no rosto. Aquele, típico de quem está perdidamente apaixonado.

E segue assim, mostrando nuances, retratando a beleza que é descobrir o outro. Convidando a quem assiste a fazer os mesmos percursos do casal. Cutucando sentimentos.

Há quem não goste da lentidão, prefira a urgência dos fatos e o atropelo dos momentos. Se você faz parte do segundo time, não perca seu tempo vendo o filme, muito menos a trilogia.

“Antes do Amanhecer” nos diz de maneira sutil, através de seus protagonistas, que o dia amanhece para todos, mas não são todos que sabem viver e aproveitar cada segundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *