Exposição de Paranaguá abre Outubro Rosa no Paraná

Outubro Rosa. Abertura da Exposição Ártemis-Deusa Mulher Guerreira. Curitiba,01/10/2015 Foto:Venilton Küchler

Outubro Rosa.
Abertura da Exposição Ártemis-Deusa Mulher Guerreira.
Curitiba,01/10/2015 Foto:Venilton Küchler

Outubro é o mês de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para dar início aos eventos do Outubro Rosa, o Governo do Paraná levou para Curitiba a exposição fotográfica Ártemis – deusa, mulher, guerreira, em parceria com o Instituto Peito Aberto.
A abertura ocorreu na quarta-feira (30), no Palácio Iguaçu, com a presença do diretor-geral da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz. “Durante todo o mês de outubro vamos promover ações relacionadas à saúde da mulher por todo o Paraná. Além do câncer de mama também vamos incentivar a manutenção de hábitos saudáveis, como a alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos”, comenta.
A campanha alerta as mulheres do Paraná sobre a necessidade do autocuidado, mesmo em meio à rotina movimentada comum nos dias de hoje. Com o mote Mulher de Atitude Cuida de Si, a mobilização estará presente em todo o Estado, com atividades desenvolvidas pelo poder público, iniciativa privada e sociedade civil organizada.

MOSTRA

A exposição reúne mais de 40 imagens que retratam a beleza e a sensualidade de mulheres que venceram o câncer de mama. Nas fotos de André Alexandre, um pequeno texto do escritor Paulo Ras é escrito diretamente no corpo das modelos.
A ideia surgiu a partir de um convite para uma exposição que angariasse fundos ao Instituto Peito Aberto. “Aceitamos na mesma hora e, desde o início, nosso verdadeiro objetivo foi mostrar para essas mulheres que elas continuam sensuais e esbanjando beleza”, conta o escritor Paulo Ras.
O trabalho final deu certo, mas convencer as modelos não foi tão simples. “No início nenhuma quis fotografar. A ideia de expor as cicatrizes, a falta da mama ou dos cabelos não foi bem recebida”, explica o fotógrafo, André Alexandre.
“A psicóloga do Instituto preparou essas mulheres e eu servi de exemplo. Elas viram as minhas fotos e entenderam que ficariam lindas da maneira que são. Então, todas aceitaram”, relembra a presidente do Instituto, Fabiana Parro, que enfrentou o câncer de mama há três anos.
Participaram do projeto modelos em diversas fases do tratamento: com cabelo, sem cabelo, com peruca, com cicatrizes e, até mesmo, sem a mama. “O obstáculo foi enfrentado, as cicatrizes ficam, a gente se aceita dessa maneira e o que realmente importa é a vida”, comemora Fabiana.

CAMPANHA

Outubro Rosa é um movimento internacional originado nos Estados Unidos em 1997. O objetivo é dedicar um mês do ano para intensificar campanhas que conscientizam as pessoas sobre a possibilidade de reduzir a mortalidade do câncer de mama por meio do diagnóstico precoce e do tratamento imediato.
O Outubro Rosa lembra às mulheres que é preciso fazer pelo menos uma consulta de check-up ao ano. O Paraná conta hoje com 135 mamógrafos que atendem pelo SUS nas 22 regionais de saúde.

SAIBA MAIS SOBRE DOENÇA

O câncer de mama não dói. Fique atenta aos sinais e sintomas:

– Secreção no mamilo

– Nódulos (caroços) palpáveis na axila

– Nódulos na mama, com ou sem dor

– Alterações na pele que recobre a mama e o mamilo, deixando-os com aspecto semelhante à casca de laranja

Serviço:

Exposição ‘Artemis – deusa, mulher, guerreira’

Em cartaz até 9 de outubro

Horário de visitação: segunda a sexta-feira das 9h às 18h

Local: Hall do Palácio Iguaçu – Praça Nossa Senhora de Salette, s/n – Centro Cívico – Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *