Estudantes criam aplicativo para localizar e mapear animais marinhos

Projeto foi desenvolvido na unidade do IFPR de Paranaguá.
Iniciativa busca ajudar pesquisadores a encontrar baleias encalhadas.

equipe_larus_fonte_fernanda_sartorUm grupo de estudantes de Paranaguá desenvolveu um aplicativo para ajudar quem pesquisa a vida marinha. A plataforma Larus, que deve estar disponível em breve para os usuários de aparelhos móveis, ajuda a mapear os locais onde há aparições de animais como baleias, tartarugas, pinguins, entre outros.
Segundo o estudante Jorge Ferreira Neto, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), um dos idealizadores do aplicativo, a demanda surgiu de pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que trabalham no monitoramento dessas espécies.

Segundo ele, as equipes da UFPR recebem muitas notificações sobre as espécies marinhas encontradas em praias vindas da população. No entanto, as informações sobre as espécies e a localização exata nem sempre são precisas.

De acordo com a professora Izabel Carolina Raittz Cavallet, que orientou o trabalho dos estudantes, o aplicativo Larus deve estar disponível para download em dispositivos com o sistema operacional Android, nas próximas semanas. Ela conta que esse foi o primeiro aplicativo criado pela linha de projetos de empreendedorismo inovador do IFPR. Além de Jorge, também participaram do desenvolvimento os alunos Flávia Rossato e Renata Cristina dos Santos.
Jorge, que recebeu uma bolsa de pesquisa para desenvolver o aplicativo, conta que essa foi a segunda experiência dele no ramo da programação.

Embora esteja ganhando dinheiro a partir do aplicativo de entrega de comida, Jorge conta que o objetivo com o projeto Larus não tem fins lucrativos. “O apoio financeiro veio do IFPR. Ganho uma bolsa por mês”, conta. Ainda segundo ele, o programa será distribuído pela loja de aplicativos do Google e quem quiser ajudar nas pesquisas não precisará pagar por ele.

Fonte: Globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *