Mais 20 surfistas recebem capacitação para salvar vidas

IMG_2098Mais 20 surfistas, preferencialmente da região de Pontal do Paraná, receberam instruções ministradas por Socorristas e Guarda-vidas do 8º Grupamento de Bombeiros, que fica no Litoral do Paraná. Esta é a nona edição do evento e, novamente, o grupo capacitado demonstrou muito interesse, valorizando os objetivos do projeto.

Durante os três dias de treinamento, englobando aulas teóricas e práticas, os surfistas tiveram contato com técnicas específicas como salvamento aquático, salvamento aquático com auxílio de embarcações, salvamento com pranchas de surf e suporte básico de vida ao afogado.

IMG_2342Além disso, receberam informações sobre as rotinas e peculiaridades do serviço de guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, no intuito de criar um vínculo de parceria entre a instituição e a comunidade local.

O projeto Surf-Salva, também adotado por outros estados da federação, tem como principal objetivo capacitar surfistas para que, durante a prática do esporte, possam dar a primeira resposta aos incidentes em meio líquido, de forma a garantir sua segurança e a da vítima, da maneira mais adequada possível.

IMG_2140Sempre dentro da filosofia do “primeiro respondedor”, são orientados a avaliar a cena e acionar as demais instituições de emergência (como o Corpo de Bombeiros – 193 ou SAMU – 192), antes de qualquer atuação.

O 8º Grupamento de Bombeiros entende que os surfistas são desportistas com alto potencial para atuação em ações de salvamento em mar, não somente pela boa capacidade física, mas também por estarem, muitas vezes, bem localizados, dentro do mar, próximo a possíveis vítimas. E ainda, possuem excelente percepção da dinâmica do mar, em especial na linha de arrebentação.

IMG_2066O projeto, hoje, é fortalecido pela parceria do 8º Grupamento de Bombeiros com a ONG Parceiros do Mar, a qual apoia a ação por meio do contato com as Associações de Surf e provendo os certificados de conclusão e a vestimenta (lycra) que simboliza o surfista formado no projeto Surf-Salva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *