DESCONSIDERAÇÃO, OU TEM EXPLICAÇÃO ?

centro administrativo

Centro administrativo do Porto de Paranaguá

Causou grande espanto e até uma relativa revolta entre os funcionários do Quadro Próprio da APPA ( não vale cargos comissionados de fora), uma ordem, vinda não se sabe exatamente de onde, determinando a mudança dos nomes de algumas salas e do prédio que abriga o setor administrativo do Porto de Paranaguá.

O edifício principal, quando de sua inauguração, recebeu o nome de Centro Administrativo Taguaré, provavelmente em alusão ao antigo nome do rio Itiberê.

Passados vários anos, mais precisamente em 1996, o então superintendente José Anibal Petraglia, após ouvir portuários mais antigos, e da boa cepa, prestou significativa homenagem ao engenheiro parnanguara  Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho, falecido no início daquele mesmo ano, que fez brilhante carreira dentro da APPA, ocupando o comando de diversos cargos na sua área de atuação, leia-se aqui Seções, Divisões, Departamentos, Diretoria Técnica, culminando com a Superintendência.

Em todos os momentos o engenheiro Luiz Antonio Pinho, ou simplesmente Dr. Pinho como era conhecido, emprestou o seu talento às principais causas portuárias, tendo o seu nome altamente avaliado nas esferas estaduais e na federal, especialmente no extinto DNPVN, como na então PORTOBRÁS , quando o assunto era porto.

O que fez Petraglia?

Determinou a mudança do nome de Centro Administrativo Taguaré para Centro Administrativo Luiz Antonio Amatuzzi de Pinho.

Foi aplaudido por toda a cidade, independentemente de qualquer ligação com a comunidade portuária.

Quase 20 anos depois, em 2011, o ex-superintendente Airton Vidal Maron, teve a feliz iniciativa de também homenagear ex-portuários que dedicaram boa parte de suas vidas ao Porto de Paranaguá, nominando algumas salas do Centro Administrativo.

Assim surgiram as salas Aurene Pinto dos Santos e Dr. Joaquim Tramujas Filho que ocuparam em períodos distintos a Diretoria Administrativa e Financeira, e Ubirajara Ramos, este falecido em plena atividade, quando foi atropelado por um caminhão enquanto trabalhava no Pátio de Triagem.

Em todas as oportunidades de descerramento das placas, as famílias dos homenageados estiveram presentes, e, como não poderia ser diferente, extremamente emocionadas, agradeceram a lembrança dos nomes de seus entes queridos.

Agora, não sabemos as razões, todas as homenagens foram deixadas de lado, pois o Centro Administrativo recebeu o pomposo nome de Palácio Taguaré, e as salas receberam nomes de ilhas da nossa baía.

Deixamos aberto o espaço para quem de direito caso queira se manifestar sobre o assunto, para esclarecer se foi, como está no título deste texto DESCONSIDERAÇÃO, OU TEM EXPLICAÇÃO?

EM TEMPO – Nos parece (a confirmar) que apenas sede de Poder pode receber o nome de Palácio. Se verdadeiro, no caso da APPA seria irregular, eis que, apesar da sua importância a empresa APPA compõe o terceiro escalão na hierarquia do governo, pois acima de seu presidente existe um secretário de Estado, e acima dos dois, o governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *