Capitania dos Portos do Paraná qualifica Bombeiros da Região dos Campos Gerais

3Bombeiros militares da região dos Campos Gerais passaram a contar com uma qualificação diferenciada a partir deste mês. Entre os dias 17 e 19, os militares que atuam em Ponta Grossa e demais cidades da região participaram do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), ministrado pela Capitania dos Portos do Paraná (CPPR).

Das 8 unidades pertencentes ao Corpo de Bombeiros dos Campos Gerais, sete enviaram representantes para o curso em Ponta Grossa. A turma, composta por 46 militares, foi formada com o propósito de atender a demanda de bombeiros habilitados para conduzir as embarcações da corporação.

1As aulas teóricas aconteceram na sede do 2º Grupamento Bombeiro Militar de Ponta Grossa e as práticas foram ministradas na Represa Alagados. O curso conta com disciplinas como: Legislação, Manobras, Segurança e Sobrevivência Pessoal, Comunicações, Meteorologia, Navegação, entre outras.

Para o 2º Tenente Matheus Cândido, a preparação dos bombeiros é importante porque muitos atuam constantemente em salvamentos. “Nossas equipes são as que realizam maior número de buscas aquáticas no Paraná e, por isso, é importante que tenhamos equipes habilitadas para atuarem nos rios, cavas e represas com habilitação apropriada”.

A partir deste curso, os bombeiros estarão capacitados a tripular ou conduzir pequenas embarcações de até 8 metros de comprimento de Órgãos Públicos extra-Marinha do Brasil, empregadas na navegação interior (realizada em águas abrigadas, tais como lagos, lagoas, baías, rios e canais).

Atividades

As atividades da CPPR na região dos Campos Gerais vão além da realização do curso ETSP. Durante o ano, conforme programação, os militares realizam provas para habilitação de Arrais Amador e Motonauta e também fiscalizam as travessias de balsas nos rios, lagos e represas da região, com vistorias em embarcações e balsas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *