Turista quebra tornozelo no trapiche da Ilha do Mel

trapiche tornozelo

Foto: Roberto Santana

“Aconteceu o que já era esperado”, disse Roberto Santana, morador da Ilha do Mel. Ele estava se referindo a uma turista que quebrou o pé no trapiche mal conservado da Ilha do Mel , um dos pólos turísticos do Paraná e uma das dez ilhas paradisíacas do mundo.

O caso aconteceu no último sábado, dia 27. A turista desembarcou na parte de Nova Brasília e teve um acidente entre as tábuas tortas, quebradas e ferro enferrujado. Confira o vídeo feito por Roberto Santana.

A turista fraturou o tornozelo quando pisou em uma tábua solta. Ela foi levada para o Hospital Regional de Paranaguá e terá que ficar um mês afastada do trabalho.

Fotos: Facebook Roberto Santana

Fotos: Facebook Roberto Santana

Moradores e quem trabalha na Ilha do Mel contam que o caso da turista não foi isolado. Não são raros os casos em que turistas caem ou se machucam ao desembarcar no trapiche, além dos próprios moradores.

“[O trapiche] Não foi elaborado com uma preocupação de acessibilidade, e a gente sabe que existe uma lei que obriga os lugares a terem condições de acessibilidade. Então, não é só um cadeirante, uma pessoa mais comprometida. É um idoso, uma mulher grávida, uma criança…”, disse Suzi Albino, que é empresária e tem uma pousada na Ilha do Mel.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) informou que o acidente está sendo investigado, junto com a Prefeitura de Paranaguá. Segundo o IAP, o trapiche está danificado por conta das ressacas que ocorreram recentemente no Litoral, mas esta justificativa foi duramente criticada nas redes sociais (veja quadro).

O Instituto também informou que um flutuante foi instalado pela prefeitura no dia 22, ficando preso ao lado do trapiche original. A parte estava isolada e, de acordo com informações preliminares, esse isolamento foi retirado por pessoas não autorizadas, o que pode ter causado o acidente.

Por fim, o IPA afirmou que um processo de licitação para reforma já está em andamento. A publicação do edital deve ocorrer em setembro deste ano.

Ressaca não destruiu o trapiche

Para Marines Bueno de Oliveira, internauta, o IAP mentiu quando comentou sobre o fato de ressacas terem prejudicado o trapiche. “Não foi uma simples ressaca que destruiu o trapiche, ele já está apodrecendo há anos, a única coisa que é feito é gambiarrra, e a área só foi isolada depois do acidente. Os moradores vem implorando por manutenção no trapiche há muito tempo!! 2°Pólo Turístico do Paraná e uma das 10 Ilhas Paradisíacas do mundo totalmente abandonada. Na verdade os moradores só são lembrados na hora de aplicar multas!!!”, desabafou em plena rede social Facebook.

trapiche redes sociais

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *