Capitania dos Portos comemora 163 anos de fundação

5-3-capitaniaA Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), uma das mais antigas do Brasil, realizará cerimônia no dia 04 de outubro, às 10 horas, em Paranaguá, para comemorar seus 163 anos de criação. A CPPR é uma das Organizações Militares que representa a Marinha do Brasil no estado do Paraná, tendo sob sua jurisdição 65 municípios.


Sediada no município de Paranaguá, a CPPR conta com um efetivo de 120 pessoas, entre militares da ativa e da reserva e servidores civis. Seu lema “Sua Segurança no Mar é a nossa Missão”, traduz suas principais tarefas que são a de contribuir para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica.
A história da CPPR funde-se à história do Paraná: Em 1º de outubro de 1853, logo após a emancipação da Província do Paraná, foi criada, por intermédio do Decreto Imperial nº 1.241, a Capitania dos Portos do Paraná. A CPPR está presente na segunda maior Baía do Brasil, com 667 km² de extensão, compreendendo as baías de Paranaguá, Guaraqueçaba e Pinheiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *