Meio Ambiente entrega licença prévia para empresa transportar grãos no Porto

A empresa Moinhos Iguaçu Agroindustrial recebeu a Licença Ambiental Prévia, concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, para implantação de um sistema de correias de transporte de grãos no Porto de Paranaguá. Na foto, e/d: o presidente do Moinhos Iguaçu, Alcides Cavalca Neto; o secretário do Meio Ambiente do Paraná, Antonio Carlos Bonetti, e o presidente da Codapar, Tino Staniszewski.  Curitiba, 01/09/2016. Foto: Divulgação Meio Ambiente

Foto: Divulgação Meio Ambiente

A empresa Moinhos Iguaçu Agroindustrial recebeu a Licença Ambiental Prévia, concedida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão vinculado à Secretaria do Meio Ambiente, para implantação de um sistema de correias de transporte de grãos no Porto de Paranaguá. A licença prévia foi entregue nesta quarta-feira (31) pelo secretário do Meio Ambiente do Paraná, Antonio Carlos Bonetti.


A licença ambiental prévia para este empreendimento foi aprovada na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Litoral Paranaense (Colit), em agosto. “Essa licença aprova a localização, a concepção e atesta a viabilidade ambiental do projeto, estabelecendo requisitos básicos e condicionantes para as próximas fases de licenciamento para implantação definitiva”, destacou Bonetti.

A empresa tem concessão da Companhia de Desenvolvimento Agropecuária do Paraná (Codapar) para operar um armazém de grãos no Porto de Paranaguá. A empresa investiu na modernização das antigas instalações e agora, com o sistema de logística de transporte de grãos terá capacidade para embarcar mais de um milhão de toneladas de grãos por ano diretamente nos navios.

O sistema de 1.100 metros fica entre o armazém e o cais do Porto. O empreendimento não prevê nenhum impacto de vegetação. “Temos muito a agradecer pelo entendimento da grandeza do projeto e da importância desse investimento”, disse o presidente do Moinhos Iguaçu, Alcides Cavalca Neto. O investimento da empresa no Porto é de R$ 80 milhões e vai gerar 80 empregos diretos.

“É um empreendimento que tem parceira direta com o Estado, já que é concedente do negócio e que será remunerado sobre a quantidade de grãos movimentada”, disse o presidente da Codapar, Tino Staniszewski.

O processo de licenciamento ambiental é por lei divido em três fases: licença prévia, de instalação e de operação. Para finalizar o empreendimento os próximos passos são atender as exigências do órgão ambiental para obter duas últimas licenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *