Comandante Germano é o novo Capitão dos Portos do Paraná

Comandante Pericin, Vice Almirante Castilho e Comandante Germano

Comandante Pericin, Vice Almirante Castilho e Comandante Germano

A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) tem novo Comandante. No último dia 11, assumiu o cargo o Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva em substituição ao Capitão de Mar e Guerra Renato Pericin Rodrigues da Silva que, depois de dois anos à frente da CPPR, seguirá para o Rio de Janeiro.

“É com especial emoção que, hoje, desembarco da Capitania dos Portos do Paraná. Durante o período que aqui permaneci, pude confirmar a relevância do litoral paranaense e seus portos, de singular importância para a Marinha e para o país, de destacada dimensão Político-Estratégica e econômica, sendo responsável por mais de 10,5% do comércio exterior do Brasil. Confesso minha admiração pela cidade de Paranaguá, especialmente por sua gente”, disse o Comandante Pericin em seu discurso de despedida.

Em suas palavras iniciais, o atual Capitão dos Portos falou da importância do novo cargo. “É com muita satisfação e orgulho que assumo hoje o cargo de Capitão dos Portos do Paraná. Sei que aqui estão formados homens e mulheres dignos, profissionais competentes, cidadãos honrados, militares e civis conscientes de suas responsabilidades e orgulhosos pelo relevante serviço que prestam à sociedade, à Marinha e ao Brasil, pessoas acostumadas ao sacrifício, tendo como recompensa o orgulho pelo cumprimento do dever”, enfatizou o Comandante Germano.

Em seu discurso, o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Glauco Castilho Dall’Antonia destacou o trabalho realizado pelo Comandante Pericin e desejou boas vindas ao comando que se inicia.  ”Destaco seu assessoramento a mim dedicado e sua forma de trabalhar com ética e tirocínio. Ao Comandante Germano desejo que seu comando tenha pleno êxito”, salientou.

A Cerimônia de Passagem de Comando ocorreu na sede da Capitania dos Portos do Paraná e contou com a presença do Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Glauco Castilho Dall’Antonia; do Prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque e do Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), Coronel Aviador Álvaro Wolnei Guimarães. Também prestigiaram o evento representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, integrantes da Sociedade Amigos da Marinha do Paraná (SOAMAR/PR), representantes da comunidade marítima, familiares e amigos dos Comandantes Germano e Pericin.

Novo comando

Germano Teixeira da Silva é natural do Rio de Janeiro. É Oficial da Marinha do Brasil desde 1989 e é graduado em Ciências Navais, com Especialização em Aviação Naval.

Além de outros cursos de carreira, possui Especialização-MBA em Gerência Empresarial pela COPEAD-UFRJ (2009).

Exerceu diversas funções, principalmente na Aviação Naval, onde chegou a Comandante Operativo de Aeronaves do 1º Esquadrão de Helicópteros Antisubmarinos. Foi Delegado da Delegacia de Angra dos Reis (RJ) entre 2006 e 2008 e Oficial do Estado-Maior do Comando da Força Aeronaval. Desde o dia 11 de janeiro passou a exercer o cargo de Capitão dos Portos do Paraná.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *