Corpo de Bombeiros inicia mais uma edição do projeto “Surf Salva” no Litoral

surf_salva1__Small__jpge3deeb1d83O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná realizará durante os meses de janeiro e fevereiro mais uma edição do projeto “Surf Salva”, que há 12 anos passa informações e conhecimentos aos surfistas da região. A atividade é coordenada pelo 8º Grupamento de Bombeiros (8º GB), unidade responsável pelo Litoral do estado, e será dividida por turmas em Guaratuba, Ilha do Mel e Paranaguá. A carga horária será de 24 horas/aula com aprendizado prático e teórico.
De acordo com a porta-voz do Corpo de Bombeiros no “Verão Paraná 2016/2017”, tenente Virgínia Maria Zambrim Turra, o projeto é uma iniciativa que tornou-se tradicional na corporação e tem por objetivo aproveitar a temporada de verão para desenvolver nos surfistas locais aconscientização dos riscos de afogamento. Ao todo, 250 surfistas já passaram pela iniciativa desde sua criação há 12 anos.

A ideia também é possibilitar que os surfistas possam atuar como multiplicadores e ajudar na segurança dos banhistas, pois eles estão sempre na praia para praticar seu esporte e podem auxiliar nos trabalhos dos guarda-vidas e realizar os primeiros socorros caso seja necessário, tornando-se parceiros do Corpo de Bombeiros”, conta a tenente Turra.
Os surfistas além de adquirirem mais conhecimento, ainda repassam as informações para o seu núcleo de familiares e amigos, aumentando o fato proteção, pois as pessoas aprenderam a tomar mais cuidado no mar. Além disso é muito importante esta parceria, pois a aproximação com a comunidade é essencial no nosso trabalho”, acrescenta a oficial do Corpo de Bombeiros.
Segundo a tenente Turra, está prevista a abertura de 75 vagas para a capacitação num primeiro momento, divididas entre Guaratuba, Ilha do Mel e Paranaguá. A carga horária será de 24 horas/aula para cada turma, sendo as atividades divididas entre práticas e teóricas. Serão abordados alguns temas como ambientação em meio líquido, resgate com pranchas, manobras de desobstrução de vias aéreas e reanimação cardiopulmonar.
Com o apoio de outras instituições o Corpo de Bombeiros doa, para cada aluno da modalidade Surf uma lycra com modelo padrão e para os praticantes do Stand Up Padle será entregue um chapéu usado nesta prática.
NOVIDADES – Nesta temporada haverá uma novidade, pois será a edição do primeiro “SUP Salva”, que tem por base as mesmas doutrinas do “Surf Salva” com especialidade aos praticantes do SUP (Stand Up Padle), modalidade variante do surf na qual o praticante fica em pé numa prancha e usa um remo para se mover na água.
PROJETO – O projeto Surf Salva iniciou no Litoral do Paraná em 2005 sob a coordenação do Corpo de Bombeiros com o apoio de vários parceiros, os quais divulgaram, investiram e acreditaram na iniciativa. Na edição de 2017 contará com o apoio da Organização Não Governamental Parceiros do Mar que atua no litoral do Paraná e investe na ação desde 2013.

Segue abaixo as informações por turma:
Surf Salva – Ilha do Mel (25 vagas)
Data: de 18 a 20/01/2017
Hora: das 9h às 18h
Local: Praia de Nova Brasília, Ilha do Mel, Paranaguá – PR
Interessados enviar nome e telefone para 8gb-pgua@pm.pr.gov.br ou (41) 3423-1202 até o dia 13/01/2017.

Surf Salva – Guaratuba (25 vagas)
Data: de 25 a 27/01/2017
Hora: das 8h às 18h
Local: Centro de Treinamento Aquático de Guaratuba (PR)
Endereço: Rua Antônio Rocha, 595, Guaratuba – PR
Interessados enviar nome e telefone para 8gb-gtba@pm.pr.gov.br, até o dia 20/01/2017.

SUP Salva – Ilha da Cotinga – Paranaguá (25 vagas)
Data: de 1º a 03/02/2017
Hora: das 9h às 18h
Local: Subsede do Iate Clube de Paranaguá, Ilha do Cotinga, Paranaguá – PR
Ponto de Encontro: Centro Integrado de Operações Marítimas, Corpo de Bombeiros, seguindo a remo até a Ilha da Cotinga.
Endereço: Rua Benjamin Constant, Nº 504, Oceania, Paranaguá – PR
Interessados enviar nome e telefone para contato@parceirosdomar.org, facebook.com/SurfSeguro ou (41) 3082-3286, até o dia 27/01/2017.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *