Defesa Civil envia equipes para avaliar situação de Paranaguá

normal_20170112PHOTO00000022O Governo do Estado enviou uma comitiva de trabalho para visitar as regiões afetadas pelas chuvas desta quarta-feira (11/01) em Paranaguá e colocou à disposição do município toda a estrutura da Defesa Civil Estadual. Antes da conferência in loco, a equipe participou de uma reunião com o prefeito da cidade, Marcelo Roque, na prefeitura municipal.
normal_FullSizeRender2“A pedido do Governador Beto Richa viemos até aqui para ver quais são as necessidades e de que forma o Governo do Estado pode contribuir para o reestabelecimento das regiões afetadas”, informou o Secretário Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual do Verão Paraná 2016/2017 e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná, coronel Adilson Castilho Casitas ao prefeito municipal.

“Saímos agora de uma reunião com o prefeito no sentido de auxiliar no levantamento de todos os danos, bem como das famílias afetadas pelas chuvas. Para isso, enviaremos amanhã cedo dois técnicos para o litoral os quais auxiliarão no preenchimento destes documentos para que possamos decretar qual será o auxílio oferecido. Desta forma, veremos se será caso ou não de decretação de emergência e, se chegar a este ponto, as compras emergenciais ficam facilitadas o que ajudará o município”, disse.

O Coronel Edemilson de Barros, Subchefe Estadual da Defesa Civil Estadual, solicitou que todas as informações levantadas sejam inseridas no sistema estadual, para análise se o município pode ou não ser inserido na categoria de emergência pública. O prefeito, por sua vez, pediu ao secretário de Segurança e Defesa Civil do Município, João Carlos de Oliveira, que agilize os levantamentos para serem passados o mais rápido possível à Defesa Civil Estadual.

“A população de Paranaguá só tem a agradecer ao Governo do Estado por este apoio ao nosso município. Foi uma tragédia o alagamento de vários pontos da nossa cidade. É muito bom contar com o Governo que nos colocou a Defesa Civil à disposição para ajudar no que for preciso”, agradeceu o prefeito Marcelo Roque.

Na reunião também foi destacada a parceria do Corpo de Bombeiros com a prefeitura nas ações desta quarta-feira (11/01) à noite. “Estávamos acompanhando a situação dentro do sistema de alertas e, então, já sabíamos que havia esta possibilidade de chuva. A partir daí passamos a monitorar e por isso agimos tão rápido”, disse o coronel Castilho.

Para o tenente-coronel tenente-coronel Paulo Souza, Comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, o fato ocorrido na madrugada foi bastante severo e a quantidade de chuva foi recorde no período e danosa para o município. “Nossas equipes trabalharam a madrugada inteira com apoio da Defesa Civil de Paranaguá. Durante o dia estamos contabilizando os estragos e ajudando as pessoas que porventura tenham necessidade”, disse.

Participaram da reunião, além do coronel Castilho, do coronel Barros, do tenente-coronel Paulo e do prefeito, o procurador geral do município Luiz Gustavo de Andrade e o Secretário de Segurança e Defesa Social do município, João Carlos de Oliveira.

CHUVA FORTE – Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, as pancadas fortes de chuva ocorreram no período de aproximadamente dez horas. O acumulado de chuva foi mais expressivo sobre a Baía de Paranaguá, com valores um pouco superiores aos 200 mm. Na madrugada os destaques foram as chuvas registradas em Antonina (70 mm) e em Guaraqueçaba (100 mm). No entanto, a localidade onde mais choveu, de ontem para hoje, foi a de Floresta do Palmito, o somatório ultrapassou os 250 mm.

AÇÃO – Entre às 20 horas de quarta-feira (11/01) e às 7 horas de quinta-feira (12/01) o Corpo de Bombeiros registrou, somente em Paranaguá, 50 ocorrências, além de seis pessoas desabrigadas encaminhadas para o abrigo e outras sete que estavam desalojadas levadas para casa de parentes. Não houve feridos ou óbitos.

Desde o início do temporal, o Corpo de Bombeiros atuou de maneira intensa para localizar possíveis vítimas e dar atendimento aos desabrigados. Durante toda a madrugada os bombeiros militares percorreram diversas ruas alagadas com o intuito de verificar a situação e ajudar os moradores que estivessem desamparados.

Na manhã desta quinta-feira (12/01) o Corpo de Bombeiros e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) fizeram um sobrevoo na área atingida a fim de mapear os locais mais críticos e ter uma ideia da amplitude dos estragos para definir as estratégias de atendimento e socorro aos atingidos pelas chuvas e embasar as ações de defesa civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *