Em 20 dias de temporada Corpo de Bombeiros registra 512 afogamentos

04-01-2017 Radar movel BPRv

O Corpo de Bombeiros do Paraná está atuando intensamente no “Verão Paraná 2016/2017” para garantir a segurança e a tranquilidade dos banhistas que aproveitam as férias no Litoral Paranaense. Desde o dia 22 de dezembro de 2016 até o dia 10 de janeiro foram registrados 512 afogamentos, sendo quatro óbitos, além de 11.816 advertências, 27.785 orientações, 318 crianças perdidas/encontradas e 17.262 pulseiras distribuídas. Ao todo, foram disponibilizados 89 postos de guarda-vidas e 661 profissionais para as mais diversas atividades de prevenção e perigo (644 bombeiros militares e 17 guardas-vidas civis), garantindo a segurança dos banhistas nestes primeiros 20 dias de temporada.
Em suas atividades o Corpo de Bombeiros conta com embarcações, motos aquáticas, quadriciclos, caminhonetes e outras viaturas, além do apoio do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) que ajuda na agilidade do salvamento e transporte das vítimas. Entretanto algumas orientações são importantes para que os banhistas fiquem atentos e evitem situações de risco.

Segundo a porta-voz do Corpo de Bombeiros no “Verão Paraná 2016/2017”, tenente Virgínia Maria Zambrim Turra, o banhista poderá se orientar nas praias pelas bandeiras de sinalização dispostas em pares ao longo da praia, onde sempre haverá um posto de atendimento de guarda-vidas com a presença de um profissional. Quando houver a bandeira verde, significa que a água está tranquila para a prática de banho e natação.

Ela também destaca para os banhistas os cuidados em relação a corrente de retorno. Ao perceber que está em uma corrente de retorno a pessoa deve manter a calma; procurar não gastar energia nadando contra a maré; olhar para os dois lados e determinar a direção que está mais perto para sair da corrente; nadar lateralmente em sentido paralelo à areia da praia até sair da corrente; nadar em direção à praia quando já estiver fora da corrente de retorno.

“As dicas servem para auxiliar o banhista nestes casos, porém os Guarda-Vidas sempre alertam sobre os riscos de se banhar em locais com incidências de corrente de retorno. É preciso que as pessoas fiquem atentas às sinalizações”, afirma a tenente Turra.

Ainda de acordo com a tenente é importante tomar muito cuidado também com a exposição solar que pode causar desidratação, além de sintomas como tonturas e desmaios, que podem levar ao risco de afogamento. Orientamos que as pessoas ingiram bastante líquido, usem protetor solar e procurem a exposição solar nos horários apropriados, início da manhã e no final da tarde.

“Ao ingerir bebidas alcoólicas nunca entrar na água; crianças, idosos ou portadores de necessidades especiais sempre um braço de distância do responsável e observação constante na areia; ao adentrar no mar nunca perto de pedras, pois as pessoas podem se machucar. Nos casos de rios a força da água não está necessariamente relacionada com a profundidade e sim a velocidade, então se tem uma correnteza intensa procure entrar com a água na canela, a pessoa pode ser derrubada e arrastada, levada para uma região profunda”, explica a tenente Turra.

De acordo com a porta-voz do Corpo de Bombeiros no “Verão Paraná 2016/2017”, outro local que exige atenção redobrada é a piscina. “Nunca deixar crianças sozinhas e nem pessoas alcoolizadas entrarem nas piscinas. Cuidado com os ralos que fazem a sucção da água e podem vir a prender a pessoa pelos pés ou pelos cabelos, fazendo com que ela não consiga retornar a superfície”, destaca.

PULSEIRAS – O material pode ser retirado nos postos guarda-vidas. Até o momento o Corpo de Bombeiros registrou 318 crianças perdidas/encontradas, além da distribuição de 17.262 pulseiras. A tenente Turra destaca algumas orientações. “Na praia as crianças devem ser sempre mantidas sob observação constante dos pais. Dentro da água elas podem ficar ao alcance de até um braço do responsável, mas nunca sozinhas”, afirmou.

Ainda segundo a oficial do Corpo de Bombeiros, também é importante que os pais ou responsáveis orientem as crianças para que, caso se percam, consigam identificar uma posto do Corpo de Bombeiros ou uma viatura da Polícia Militar para pedir ajuda. “Os pais devem ensinar os filhos que nós estamos aqui para ajudar”, complementa.

VERÃO PARANÁ 2016/2017 – O Corpo de Bombeiros no Litoral do estado conta com equipes do 8º GB e com o apoio do efetivo de outros grupamentos. Os bombeiros militares atuaram em toda atividade de Defesa Civil, combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalares, vistorias preventivas, dente outras, além das ações de guarda-vidas. Os profissionais estão capacitados e passaram por treinamentos anteriores antes da operação.

Nesta temporada foram registrados 512 afogamentos e quatro óbitos, na anterior foram 492 afogamentos e três óbitos. Já o número de advertências caiu de 15.198 para 11.816 neste verão, e o número de orientações passou de 23.895 para 27.785. Com relação as crianças perdidas/encontradas o número subiu de 211 para 318 nesta temporada, bem como o de pulseiras distribuídas que de 14.324 passou para 17.262.

Fotos: Soldado Feliphe Aires

Marcia Santos/ Jornalista PMPR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *