Atendimento na UPA: prefeitura abriu processo administrativo

Semsap tem Ouvidoria para qualquer tipo de reclamação em relação a atendimento nas unidades de saúde de Paranaguá, localizada na avenida Gabriel de Lara, 977, ou pelo telefone 3420-2831

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O caso de um rapaz que está na UTI do Hospital Regional, mas que passou por um atendimento na UPA antes virou processo administrativo dentro da Prefeitura para apurar os fatos.

Os parentes do rapaz estão indignados e acreditam que a gravidade do caso aconteceu por causa do mau atendimento na unidade municipal. A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap)prestou esclarecimentos sobre a situação e lembra que o paciente contou com procedimento médico adotado dentro do padrão de acordo com os sintomas apresentados. Confira a Nota oficial da Prefeitura.
“Um procedimento administrativo foi aberto nesta sexta-feira (24) pela Semsap para apurar os fatos. O paciente faz acompanhamento na unidade básica de saúde da Vila Guarani desde 2014. Na UPA o primeiro atendimento deste ano ocorreu em 12 de fevereiro, com retornos nos dias 14 e 17.

A direção médica da Semsap informa que o procedimento médico adotado está dentro do padrão, diante do quadro que o paciente apresentava naquele momento. Entretanto, há necessidade de avaliar, ainda segundo a direção médica da Semsap, se a evolução para um quadro mais grave está associada a outras doenças que o paciente porventura possa ter.

Vale informar também que o paciente esteve novamente na UPA em 18 de fevereiro, dia em que deu entrada no Hospital Regional do Litoral. Porém, consta na ficha que ele não respondeu no momento em que foi chamado para a consulta médica. Portanto, não houve atendimento do paciente no dia em que foi hospitalizado, uma vez que foi embora antes de ser atendido.

Por questões de sigilo mais informações sobre o paciente podem ser divulgadas somente para a família, mas a Semsap informa que está à disposição para prestar qualquer tipo de esclarecimento. E orienta a população que possui a Ouvidoria, para qualquer tipo de reclamação em relação a atendimento nas unidades de saúde de Paranaguá, para que sejam oficialmente apresentadas. Ela está localizada na avenida Gabriel de Lara, 977, ou pelo telefone 3420-2831.

De acordo com postagem no whatsapp, a prima do rapaz disse que ele foi até a UPA com um furúnculo e deram benzetacil. Continuou assim mais por dois dias e o médico não teria feito uma drenagem e o deixou no soro.

O ‘furúnculo estourou por dentro’, como contou o familiar e deu uma infecção contaminando o sangue do paciente.

A postagem foi feita com o objetivo de chegar ao conhecimento do secretário de saúde e isso, de fato aconteceu. Prova desse contato é que os procedimentos já foram tomados.

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