Hemepar pede doações de sangue antes e após o feriado de Carnaval

Foto: Folha do Litoral

Foto: Folha do Litoral

Com o objetivo de manter os estoques regulares, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) conta com o apoio dos paraenses para que doem sangue antes e após o feriado de Carnaval.

UCT DE PARANAGUÁ – 1ªRS
Avenida Gabriel de Lara, 481
CEP: 83 203 250
Fone: (41) 3422-4931 | Fax: 3423-1309
Chefia: Elizabeth de Fátima Rosa
Email: hemopgua@sesa.pr.gov.br
Horários de coleta: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª f 8h00 às 14h00 – 5ª f 9h00 às 14h30

“Em períodos festivos, as pessoas acabam se esquecendo do importante ato de solidariedade que é a doação de sangue. Uma única doação pode salvar até quatro vidas. Portanto, antes ou depois de aproveitar os dias de folga, lembre-se de vir até o Hemepar e fazer a sua parte para ajudar o próximo”, solicita o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach.

Além de conseguir novas doações, a rede tem o objetivo de fidelizar esses doadores. “Precisamos que as pessoas se habituem a doar sangue pelo menos três vezes ao ano. Com esse compromisso assumido, fica mais fácil garantir que os estoques estejam sempre abastecidos, mesmo em feriados”, complementa Hatschbach.

Abastecimento
Atualmente, a rede Hemepar possui 21 pontos de coleta e é responsável pelo fornecimento de bolsas de sangue e hemoderivados a 384 hospitais de várias regiões do Paraná. Para garantir o abastecimento adequado, são necessárias de 500 a 600 doações diárias no Estado. Apenas em Curitiba, o ideal é manter de 150 a 200 doações todos os dias.

Para doar é essencial estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade devem estar acompanhados do responsável. No momento da doação, é importante estar descansado. Recomenda-se evitar alimentação gordurosa nas horas anteriores, mas não estar em jejum. Também é necessário portar um documento oficial com foto.

Saiba mais horários e onde doar em no link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *