Crônica do Dia: Nós e eles

katia 3Por: Kátia Muniz

Ok. Até podemos ser interessantes, bonitas, inteligentes, mas, convenhamos, também somos chatas.

Depois dessa última afirmação, já vejo tomates sendo arremessados contra a minha pessoa.

Calma, meninas!

Não sei direito em que momento da vida nos tornamos chatas, mas desconfio que tem muito a ver  com a chegada da primeira menstruação. Acho que é aí que a coisa toda degringola de vez. Hormônios, sempre eles.

Com o avanço dos anos só vamos tratando de refinar as chatices. Lá por volta dos 50 anos, estamos todas bem tarimbadas. Eu quem o diga! Depois dessa idade, sinceramente, não sei, ainda não cheguei lá. Prometo que conto mais para frente.

Mas só mulher traz consigo algumas esquisitices. Acompanhe.

Vocês eram namorados em 1980. Ele te apronta uma. O circo foi armado: discussões, conversas, explicações, pedidos de desculpas. Ela te desculpou. Ufa! Beijinho pra lá, beijinho pra cá. Enfim, as pazes!

Corta para 2017. Lá estão vocês casados e com família formada. Almoço de domingo, todo mundo reunido, gargalhadas, piadas infames. Lá pelas tantas, ela resolve ressuscitar o passado. Traz à tona o que ele aprontou em 1980, com riqueza de detalhes. Ele coloca uma coxa de frango na boca, fingindo não ser com ele. Ela enfatiza: “Não adianta disfarçar, querido, foi você mesmo”. Coitado!

Mulher até perdoa, mas não esquece. Anotem aí, meninos!

Outra coisa: A nossa falação é algo medonho. Gente, de onde tiramos tanto vocabulário?

Seu marido entra em casa, com cara de cansado, depois de um dia exaustivo de trabalho. Tudo que ele quer na vida é uma boa chuveirada e cama. Você faz o quê? Começa a relatar o seu dia desde o exato momento em que abriu os seus lindos olhinhos. “Você não faz ideia do que Joãozinho aprontou hoje”… “Chegaram essas contas para pagar. O que é essa despesa, aqui, na fatura do cartão de crédito?”…“Você não sabe da última, deixa eu te contar”…”Blá, blá, blá, blá”. Ele, de vez em quando, balança a cabeça concordando com alguma coisa. Mas escutar, mesmo, ele não escutou nada. Absolutamente, nada. Eles desconectam quando soltamos nossa verborragia. “Você tá me ouvindo, Armando?”. “Aham”. Fofo.

Agora, meu amigo, se você chegar em casa e ela estiver silenciosa…! É melhor dar meia-volta e sair de fininho. Uma bomba faz menos estrago do que uma mulher em silêncio. Fuja!

Mas com tudo isso, eles nos amam. Somos chatas, encrenqueiras, doidas, mas também temos nosso encantamento. Seduzimos de forma única! Ulalá!

O dia 08 de março nos celebra, mas a gente divide os festejos com vocês, meninos, que aguentam firmes, do nosso lado, a nossa montanha-russa hormonal, nossos descompassos, nossas neuras, nossa complexidade, nossas inseguranças e esperam, pacientemente, por longos e infindáveis minutos a gente se arrumar.

“Você está linda!”

Homens, adoramos essa frase e, sabemos muito bem como recompensar.

Hora de tirar as crianças do recinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *