Desemprego ronda o Porto de Paranaguá

Retirada de um shiploader pode prejudicar mais de 2 mil famílias por navio e demissão de 56 portuários foi confirmado por cargo de alta patente

Vereador Luiz Maranhão

Vereador Luiz Maranhão

Três fatores expostos na sessão da Câmara Municipal de Vereadores  desta terça (18) confirmam que o desemprego ronda o Porto de Paranaguá. E os assuntos foram colocados em pauta pelo vereador eleito pelo PSB, Luiz Maranhão, membro da Comissão de Assuntos Portuários e Guarda Portuário em Paranaguá.

  •  desligamento do shiploader que movimenta açúcar ensacado no Porto de Paranaguá
  • situação crítica dos portuários de Paranaguá
  • situação crítica dos amarradores

Foram as questões apresentadas pelo vereador Luizinho Maranhão durante seu pronunciamento.

Para mostrar o grave problema que envolve um shiploader (um carregador automático de carga)  que é utilizado para movimentação de navios com açúcar ensacado e a geração de emprego e renda, o legislador fez uma explanação em números para que fique fácil de entender a situação, realmente, crítica.

Um navio que movimenta 20 mil toneladas, que carrega 220 mil sacos de açúcar, necessita da seguinte mão-de-obra:

  • Trabalhadores Portuários Avulsos- 392
  • 984 ensacadores
  • 694 viagens da Cooperativa de transporte
  • 56 pessoas no serviço de conferentes, operação de máquinas e auxiliar de serviços gerais.

Por navio são 2.126 trabalhadores sem incluir funcionários de agência marítima, despachantes e prestadores de serviço em geral.

“E o superintendente do porto manda ofício para a empresa Teapar  (que hoje opera o equipamento) determinando a retirada do equipamento (shiploader) até o final de agosto. Não vamos permitir que isso aconteça”, confirmou o vereador. “Muitos dos compradores exigem a necessidade deste tipo de equipamento”, lembrou Maranhão.

Segundo ele, o Diretor representante da Teapar não vê dificuldades para que se faça nova licitação para que o equipamento possa ser operado por outra empresa, mas que permaneça no Porto de Paranaguá.

PDI?

Outro assunto tem a ver com demissão de portuários. O membro da Comissão de Assuntos Portuários, Luizinho Maranhão, comentou que houve uma reunião com a diretoria do Porto e o superintendente Dividido afirmou que não haveria demissão de funcionários, mas um PDI- Programa de Demissão Individual.

“Para minha surpresa, hoje, eu estive reunido com a Procuradora Jurídica do Porto de Paranaguá e ela disse que até o dia 31 de julho 56 portuários da extinta Copasa serão despedidos. Gente que está no porto há mais de 30 anos e nunca teve problema”.

“Mandem embora primeiro, os 110 cargos que não representam nada para a cidade de Paranaguá”, sugeriu.

Amarradores

Não menos importante, mas que já ganhou destaque com matérias específicas no Blog, vem a situação dos amarradores que não querem perder o mercado de trabalho e travam um jogo de braço com a administração portuária.

São 700 famílias que fazem parte do Sindicato dos Amarradores e que estão vendo o mercado de trabalho ser abocanhado por empresas, mesmo depois de anos de atuação na área portuária.

Um comentário em “Desemprego ronda o Porto de Paranaguá

  1. Pingback: Shiploader da Teapar fica onde está! | Blog da Luciane Chiarelli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *