Encontro de Tradições continua até domingo em Antonina

Evento tem música, dança, apresentações e feira de artesanato – Roteiro traz danças Afro, ritos indígenas, tambores japoneses, música ucraniana e muito mais
Alvorada do Divino. Foto Daniel Castellano

Alvorada do Divino. Foto Daniel Castellano

Com a Alvorada do Divino Espírito Santo, um cortejo religioso tradicional, foi iniciado ontem (20) às 6 horas em Antonina o “Tocadores – Encontro de Tradições”.

O evento reúne 26 grupos de música, dança, folclore e outras expressões tradicionais de todas as regiões do Paraná. A programação vai até o sábado (22), concentrada na Praça Coronel Macedo, no Centro Histórico de Antonina, e arredores, com atividades das 9h até às 21h.  Além das apresentações e cortejos pela cidade, haverá feira de artesanato, oficinas para crianças e exposições.

A Alvorada do Divino marcou o início do cortejo do Divino Espírito Santo. Para a abertura do “Encontro de Tradições”, foi realizado pela Associação Mandicuera, grupo da Ilha dos Valadares, em Paranaguá, que preserva a cultura caiçara paranaense. Este culto ao  Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular no Brasil.
A programação pode ser conferida no site: http://www.encontrodetradicoes.com.br/
SOBRE O EVENTO – TOCADORES – ENCONTRO DE TRADIÇÕES
Este projeto é fruto das andanças pelo Paraná dos pesquisadores e produtores Lia Marchi e LM Stein. Os dois registraram tradições do estado por 18 anos, revelando comunidades que vivem realidades muitas vezes isoladas, com dificuldade em mostrar suas culturas. “O evento foi pensado para que o público em geral conhecesse estas riquezas da tradição e também para que as comunidades se encontrem, conversem e pensem o futuro”, explica a curadora do Tocadores.
Fandango e outras tradições
Doze grupos tradicionais folclóricos do Paraná se reúnem na parte musical do evento em variada programação. Valorizando o Fandango, as três datas contarão com bailes dos Grupos Mestre Brasílio e Pés de Ouro, danças ucranianas com o grupo Spomen de Mallet, Folia de Reis com os Mensageiros da Paz de Londrina, Romaria do Divino de Paranaguá, Congada Ferreira da Lapa, Boi de Mamão e  representações de aldeias indígenas e da cultura afro.
Oficinas vão ensinar tradições para crianças
Acontecem também doze oficinas ligadas às expressões populares, além de Fandango, opções como Máscaras de palhaço, Coroas de Congada, Pessânkas,  Estandartes, Mandalas, Casa de Farinha e Ervas tradicionais, entre outras.
Outra tradição confirmada são os cortejos pela cidade, com apresentação de grupos artísticos em importantes monumentos históricos. Exibição de filmes e exposições também terão espaço no evento. Três encontros para articulações de comunidades tradicionais do Paraná complementam a programação.
Feira abre espaço para artesanato de raíz
Na feira de artesanato que acontece em paraleleo, haverá 15 barracas de mestres, comunidades e grupos populares, que levam a produção artesanal para que as pessoas entrem em contato direto com os criadores. Em muitos casos, o público terá a oportunidade de ver ali no evento o processo de produção dos produtos e conversar com quem faz de fato, saber a realidade destes artesãos, e desta forma adquirir produtos com toda história e tradição.
Estarão disponíveis bijuterias de couro de peixe da Cooperativa das Marisqueiras de Antonina, pessânkas da Cooperativa de União da Vitória, instrumentos e peças da cultura caiçara da Associação Mandicuera de Paranaguá, produções de artesãos da Lapa, além de cerâmicas, arte indígena, bordados, vime, palha e lã, entre outros. Toda a comercialização é feita diretametne com os produtores.
A Olaria: pesquisa e tradição
Criada em 1999 em Curitiba, a Olaria Projetos de Arte e Educação busca desenvolver e participar de projetos artísticos e educacionais. O foco de seus trabalhos envolvem culturas populares, patrimônio cultural, educação pela arte e música e dança tradicionais. A cineasta, pesquisadora, professora e produtora Lia Marchi fundou a Olaria após quase uma década de trabalhos culturais. Entre outros trabalhos, Lia já fez documentários que revelam tradições populares, desde o Boi de Mamão até as benzedeiras no interior do Paraná.
Tocadores – Encontro de Tradições
Data: de 20 a 22 de abril – quinta-feira a sábado
Horário: programação das 9h às 21h
Atividades gratuitas
Endereço: concentração de atividades na Praça Coronel Macedo – Centro Histórico de Antonina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *