Festival de Culturas em Antonina terá apresentações folclóricas e exposição

lg-7b4468be-5749-4ba8-93dc-d48ebc874d23Um grande festival de cultura popular movimenta Antonina neste feriado de Tiradentes. Com três dias de programação variada, a cidade litorânea recebe doze grupos tradicionais do Paraná para o Festival de Culturas Tradicionais. Fandango, com bailes dos Grupos Mestre Brasílio e Pés de Ouro, danças ucranianas com o grupo Spomen de Mallet, Folia de Reis com os Mensageiros da Paz de Londrina, Romaria do Divino de Paranaguá, Congada Ferreira da Lapa, Boi de Mamão e representações de aldeias indígenas e da cultura afro, além de uma exposição fotográfica sobre o Litoral estão entre as atrações.

O hotel Camboa Antonina será uma das sedes do evento e vai receber em sua galeria a mostra Luminescências, do premiado fotógrafo Daniel Castellano. As imagens registram locais icônicos do Litoral paranaense como o Farol das Conchas, na Ilha do Mel, e a Barra do Ararapira, na divisa com São Paulo, com uma técnica de longa exposição à luz, o que permite a captação de imagens que o olho humano tem dificuldades de perceber.

“O Litoral paranaense atrai pela cultura e riqueza de sua história, como o antigo armazém Macedo, em Antonina, um lugar por onde já passou grande parte da erva-mate do Paraná e agora encontra-se abandonado. Voltei durante a noite para fotografar para a série e algumas fotos surgem inclusive como denúncia deste abandono, lições que trago do fotojornalismo”, diz.

O próprio local que sedia a exposição faz parte dessa história: as ruínas do Camboa, datadas do século 17, serviram a princípio como um local de catequização indígena e tiveram depois muitos outros usos, como barracão para estocar erva-mate, até ser transformado no salão de eventos do Camboa.

Feira e oficinas

O Festival de Culturas Tradicionais ainda terá uma série de outras atrações, como a Feira de Artesanatos Autóctones e oficinas que ocupam vários pontos da cidade histórica de sexta a domingo.

Além de ser uma das sedes oficiais do evento, o Camboa Antonina fica localizado em frente à Praça Coronel Macedo, que concentrará a maior parte das atrações do festival, tornando-se a melhor opção de hospedagem para aproveitar este momento único da celebração da cultura paranaense.

Serviço

Festival de Culturas Tradicionais

Dias 20, 21 e 22

Exposição Luminescências, de Daniel Castellano – Hotel Camboa Antonina

Hotel Camboa Antonina

Rua Valle Porto, 208 – Centro Histórico – Antonina

Mais informações: e-mail capela@hotelcamboa.com.br / Fone (41) 3432-3267

Fonte: Massa News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *