Prefeitura alerta: “Jogo Baleia Azul chegou em Guaratuba”

prefeitura-baleia-350x246O site oficial da Prefeitura de Guaratuba divulgou, na tarde da última quarta-feira (19), que um caso está sendo investigado para saber se tem relação com o jogo Baleia Azul (“Blue Whale”).

De acordo com a Prefeitura, “no caso deste jovem, foi a escola que alertou os pais, que não haviam percebido o que estava ocorrendo”.

“A questão é muito preocupante” diz o texto, que cita o alerta feito pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba “depois de registrar 5 tentativas de suicídio na madrugada anterior, de adolescentes entre 13 e 17 anos.”

O site também faz um resumo da situação preocupante no mundo todo e as orientações aos pais.

“A dinâmica do jogo é convocar adolescentes para grupos fechados no Facebook, WhatsApp, e também através de convites pelo Instagram, para participar da Baleia Azul. O participante deve cumprir 50 desafios pré-estabelecidos pelos curadores (responsáveis pelas regras), adolescentes normalmente com perfis falsos nas redes sociais. Entre os desafios estão mutilar os braços com facas, assistir filmes de terror e psicodélicos na madrugada e, a última tarefa, o suicídio do jogador.”

“A orientação aos pais e responsáveis é que conversem com os adolescentes e fiquem atentos aos sinais de isolamento e quadros de automutilação. O monitoramento urgente de famílias e amigos é necessário, principalmente, os acessos à internet na madrugada, quando os desafios são impostos.”

Fonte: Correio do Litoral

Um comentário em “Prefeitura alerta: “Jogo Baleia Azul chegou em Guaratuba”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *