Reta Final do IR: a menos de duas semanas para encerrar a prestação de contas com leão

O prazo para entrega termina no dia 28 de abril e quem não entregar estará sujeito à multa

Fonte: Site bonsinvestimentos

Fonte: Site bonsinvestimentos

Com a expectativa de a Receita Federal receber 28,3 milhões de declarações neste ano e menos da metade já acertou as contas com o Leão, o prazo para a entrega encerra em menos de 15 dias, especialista alerta preocupação. Para quem perder o prazo estará sujeito à multa mínima de R$ 165,74 podendo chegar até 1% sob o imposto devido. Segundo a especialista em Imposto de Renda e Gerente Operacional da MG Contécnica, Juliana Fernandes este número preocupa. “O mês de abril está sendo um mês curto, já tivemos um feriado e outro ocorrerá nesta semana. Essa quantidade de contribuintes que está para entregar, com certeza, sobrecarregará o sistema da Receita e com isso, poderemos sofrer problemas na hora de transmitir a declaração”.

Ainda segundo a especialista, a correria da última hora o contribuinte poderá encontrar alguns empecilhos no caminho: falta de documentos e erros simples no preenchimento. “A Receita Federal está bastante criteriosa com as informações lançadas, não adianta burlar ou emitir as informações; no cruzamento de dados e a falta de informação, o contribuinte poderá, sim, cair na malha fina. Sempre alertamos para não deixar para a última hora, são dois meses que o contribuinte tem para fazer com calma, mas agora é correr e não deixar para a última semana. Aproveitar o próximo feriado, para finalizar a pendência, é uma oportunidade”, lembra Juliana.

Caso o contribuinte não tenha todas as informações nesta reta final do Imposto de Renda, a especialista alerta que o melhor é entregar a declaração incompleta e depois fazer a retificação. “É besteira não entregar. Ocorreu algum problema? Então, faça incompleta e ao passar o prazo, realizar a retificação e com as informações completas”, orienta a especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *