Catedral se transformará em uma grande sala de aula

Amanhã começa o 9º Fórum Diocesano Leão XIII com o tema: “Mata Atlântica, Nossa Riqueza e Compromisso”

thumbSaúde e meio ambiente, ocupações e o impacto ambiental, economia e ecologia são os assuntos abordados durante o 9º Fórum Diocesano Leão XIII que tem o tema abrangente de “Mata Atântica, Nossa Riqueza e Compromisso”.

De acordo com Alessandro Staniscia os temas são atuais e importantes para que a sociedade possa discutir em busca de soluções. Ocupações irregulares em áreas de mangue, qualidade do ar, preservação de áreas ambientais, conciliação do desenvolvimento econômico com a questão ambiental são assuntos que serão debatidos no Fórum.

9733719d-857e-411f-a26a-93a15a4d7841Padre José Miguel, diretor pedagógico do Colégio Diocesano Leão XIII, destacou que o trabalho também abrange tirar o aluno de dentro da sala de aula para o meio ambiente.

“Mesmo que seja realizado na Catedral Diocesana, o evento é aberto a toda sociedade independente da denominação religiosa”, lembra o padre José. Ele lembra que a Catedral é um lugar ecumênico. “Acontecimentos importantes da nossa cidade ocorreram neste espaço. É um prédio histórico. A primeira eleição de Paranaguá ocorreu dentro da Catedral e Dom Pedro esteve naquele local fazendo assembleia com o povo quando esteve na cidade. Convidamos a toda população”, reforçou.

Para chegar aos três dias de fórum há um grande envolvimento de pais e mães do colégio, além dos alunos, professores e coordenadores.

O fórum é refletido dentro do colégio desde o início do ano, quando começam as discussões sobre o tema do evento e seus desdobramentos. “Repercute em todo o colégio via equipes pedagógicos e na sequência para professores e depois os temas são trabalhados com os alunos do Colégio Diocesano Leão XIII”, disse o diretor.

O Fórum começa nesta terça-feira, dia 23. Nas próximas três noites, a programação começa às 19h30 e terminará entre 21h30 e 21h45, em respeito aquelas pessoas que usam o transporte coletivo municipal e que vem de outras cidades da região.

Haverá três especialistas em cada área expondo suas ponderações, seguido de uma hora de debate com todos os presentes. “A Catedral se transformará numa verdadeira sala de aula”, garantiu Alessandro Staniscia.

Ele lembrou que os convidados têm ‘know how’ para tratar dos assuntos como população de ratos e população de pombos, zoonoses e transmissão de doenças, entre outros assuntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *