Circuito Paranaense de Surf tem início neste fim de semana

Praia Brava de Matinhos recebe a aguardada abertura da temporada 2017 com novidades e promessa de disputas quentíssimas

Fabio Martins © Vinicius Araujo (Mágica Surf)Chegou a hora de colocar em prova todo o treinamento intensivo de Verão e Outono nas ondas do Paraná! A Organização Centralizadora de Esportes Aquaticos de Matinhos (OCEAM) traz mais uma vez à Praia Brava de Matinhos o 30 Pés Surf PRO/AM. Com o patrocínio da 30 Pés, Hurley e Prefeitura de Matinhos, o evento acontece nos dias 20 e 21 de maio, e vai contar com 10 categorias em disputa e uma expectativa de mais de 100 atletas competindo pelos títulos da etapa que abre oficialmente a temporada 2017 de Surf no Paraná! As inscrições já estão abertas e podem ser feitas com Renato Trogue no telefone (41) 99829-5160.

Cartaz PR 01-2017 - 30 Pés Surf PRO-AMAlém da categoria Profissional, que terá uma premiação de R$3000,00 em dinheiro para os finalistas, também estarão em disputa as categorias Junior (Sub18), Mirim (Sub16), Iniciantes (Sub14), Infantil Masculino (Sub12), Infantil Feminino (Sub12), Feminino Open, Master (35 anos ou +), Curitiba Open e Universitário, que serão avaliadas e supervisionadas pelo corpo técnico da Federação Paranaense de Surf.

Na categoria Profissional, o atual campeão Péricles Dimitri deve reencontrar o desafio fortíssimo que teve em 2016, no qual “roubou” o título de João Marcos Moura apenas na última etapa. João Marcos, que correu a etapa derradeira do ano passado com uma lesão no pé (e acabou se despedindo mais cedo do evento), está em plena forma para garantir seu primeiro título Profissional no Paraná, afinal, em Santa Catarina, o título de 2016 na categoria PRO/AM foi seu.

Muita expectativa também pelas novas formações das categorias de base paranaenses, nas quais novas caras novas serão os protagonistas de novas categorias. O atual bicampeão Mirim Fábio Martins, agora passa à categoria Junior, assim como Edson de Prá, outro destaque do Surf paranaense. Não será incomum ver os dois mostrando serviço na Sub-18, e também na Profissional, na qual Edson já experimentou o gosto da vitória no ano passado.

Já na disputa dos títulos Mirim e Iniciante os favoritos são, respectivamente, Lucas Boni e Kainan Meira, ambos da Ilha do Mel. Lucas foi vice-campeão da categoria já no seu ano de estréia, e espera chegar ao topo da categoria Sub-16 em 2017. Já Kainan espera “dobrar” seu feito de 2016, no qual foi campeão Sub-14 com apenas 13 anos de idade. Agora 1 ano mais velho, o atleta irá atrás do bicampeonato em sua categoria, mas também fazer frente a Boni na Sub-16. Mas é bom os dois ficarem de olho em Yasser Chiah e Yohann Ivanoski, que prometem manter os títulos em Matinhos.

Outra novidade da temporada é a unificação entre as categorias Iniciantes e Petiz, sendo que agora a categoria é oficialmente Sub-12. Dessa forma nenhum atleta ficará de fora do Circuito Estadual, já que em 2016 não houve quórum para oficializar a categoria nesta fixa etária. Vários podem ser considerados favoritos, já que Takeshi Oyama, de Balneário Camboriú, e Anuar Chiah, de Matinhos foram os principais atletas da Categoria Sub-10 no ano passado, mas agora terão a companhia de outros atletas que prometem elevar o nível da disputa dentro d’água, como Lucas Cainan, também da Ilha do Mel.

Uma bandeira levantada pela Federação Paranaense de Surf, e iniciada pela própria OCEAM em 2016 é a categoria Feminina Infantil, que agora se torna Oficial dentro do Circuito Paranaense de Surf. As pequenas surfistas, que fizeram por merecer a criação de sua própria categoria nos eventos de 2016, agora poderão lutar oficialmente pelo título de campeã paranaense. São várias competidoras de olho no troféu da temporada, mas também de aprontar na Categoria Feminina Open, a qual vem sendo dominada por Andressa Carvalho desde 2015.

A disputa também promete ser forte na Categoria Curitiba, na qual o campeão de 2016, Italo Conceição, deverá enfrentar o campeão de 2015, Alexandre Matias, em uma batalha pelo título de melhor surfista da capital paranaense. Ítalo também vai buscar mais uma conquista na Universitário, que no ano passado foi vencida pelo pontalense Élton Jonaites.  Fechando a disputa, mais uma batalha deve acontecer na Master, na qual Marcio da Veiga e Marcelo Saporski  vão por em prova quem leva mais etapas em 2017. No ano passado foram 3 vitórias para cada um, sendo que Marcio levou o título ao final da temporada.

Apesar da etapa estar marcada para a Praia Brava, existe a possibilidade de entrar um Swell mais pesado no fim de semana no litoral paranaense. A Organização do 30 Pés Surf PRO-AM vai monitorar as ondulações, e caso o Swell se confirme, pode ser que a estrutura seja transferida para o Pico de Matinhos. A confirmação oficial do cenário da disputa será divulgada na sexta-feira

O 30 Pés Surf PRO/AM conta com os co-patrocínios da HB – Hot Buttered, Banana Wax Brasil, Perseke, Sérgio Hach Assessoria imobiliária e Optimum Car Care Brasil. Além disso o evento também tem o apoio da Crescer imóveis – Caiobá, Fisiomed, Odonto Excellence Matinhos, Flórida Sushi Lounge Bar, Caiobá Praia Hotel – Paraná, Volare Contabilidade, CelsoCelular, Pizzaria da Bisa, Postos KAIMÃ, Panificadora Famiglia Paglia, Restaurante Madalosso, Ozean Cervejaria, Sport Session, Rádio Mundo Livre FM, éParaná, Dropando o Paraná e Mágica Surf.

30 Pés Surf PRO/AM 2017

1ª Etapa do Circuito Paranaense de Surf PRO/AM 2017

Datas:

20 e 21 de Maio de 2017

Local:

Praia Brava de Matinhos

Categorias:

PRO/AM, Junior (Sub-18), Mirim (Sub-16), Iniciantes (Sub-14, Infantil (Sub-12), Feminino Open, Feminino Infantil (Sub-12), Master, Curitiba, Universitário.

Realização:

OCEAM – Organização Centralizadora de Esportes Aquáticos de Matinhos

 

 

Imagens:

© Vinicius Araujo/ Mágica Surf

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *