25 contemplados do Litoral na edição 2017 do Talento Olímpico do Paraná

Antonina é a cidade com maior número de bolsistas na região. Paranaguá tem sete contemplados8.1-TOP2017CONTEMPLADOSFoi divulgada a lista com os nomes dos selecionados da sexta edição do Talento Olímpico do Paraná – TOP 2020. São 1.600 bolsas distribuídas em oito diferentes categorias: TOP Medalhista, TOP Rio 2016, TOP Internacional, TOP Nacional, TOP Técnico, TOP Estadual, TOP Técnico Formador e TOP Formador, com valores que vão de R$ 150,00 a R$ 4.000,00. Categorias criadas para contemplar atletas do estado, da base ao alto rendimento, com o objetivo de dar apoio financeiro para o crescimento profissional, além de ajudar no fortalecimento do sistema esportivo estadual, através das instituições (federações, clubes e escolas) responsáveis por fazer do Paraná uma referência nacional em esportes olímpicos e paralímpicos. 
O TOP 2020 é o maior programa, em nível estadual, de incentivo ao esporte do Brasil – em se tratando de valores investidos e número de bolsas ofertadas. Uma realização do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, cujo patrocínio exclusivo é da Copel.

O Litoral do Paraná tem 25 nomes de bolsistas contemplados neste ano, sendo que o município com maior número é Antonina, com 13 bolsistas em diferentes modalidades esportivas. Paranaguá vem em seguida com sete bolsistas, Matinhos com quatro e um atleta de Morretes.

O secretário do esporte e turismo, Douglas Fabrício, ressaltou a força do programa, criado pelo governador Beto Richa em 2011. “O TOP ganha cada vez mais espaço como protagonista no cenário esportivo brasileiro. É um projeto que valoriza o atleta paranaense desde seu início, na fase escolar, até o ápice, nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. É uma alegria poder ajudar a construir este legado”, comentou.

TOP Medalhista e Rio 2016

Os critérios, nesta categoria, visaram ofertar o benefício àquelas pessoas que, sendo bolsistas do programa no ano passado, defenderam o país nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Entre os destaques, os dois indicados à TOP Medalhista: Ágatha Bednarczuk, medalha de prata no vôlei de praia, representando Paranaguá e Marcelo Santos, prata na bocha paralímpica, de Pinhais.

TOP Nacional

Serão 138 bolsas para as modalidades olímpicas e 21 para as paralímpicas. Nomes de relevância nacional, com diversas medalhas em campeonatos nacionais e até internacionais. No paradesporto, onde todas as modalidade disputam as bolsas entre si, também através de análise da Comissão Estadual de Avaliação, destaque especial para a natação, com seis atletas indicados.

Os nomes contemplados do Litoral são Edison Geovane Araújo Bridaroli, na modalidade de Triathlon, de Matinhos e Peterson Cristofer Luz Crisanto, na modalidade de surf, também de Matinhos.

TOP Formador e Estadual

Continuando a missão de fortalecer e desenvolver o esporte de base, seja na escola ou junto às federações, as maiores ofertas de bolsas permanecem para as categorias voltadas aos jovens – são, ao todo, 783 para a Formador e 446 para a Estadual. Nesta edição em especial, garantindo bolsas no Formador para os campeões dos Jogos Escolares do Paraná. Já no estadual, destaque para a inclusão das novas modalidades no programa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos: surf, skate, escalada, beisebol, softbol e karatê, na Olimpíada, e taekwondo e badminton na Paralimpíada.

Como Top Estadual foram selecionados os atletas na modalidade de surf Fábio Martins da Silva, de Matinhos, Kainan Meira Serafim e Lucas Ferronatto Boni, de Paranaguá e Jorge dos Santos Lemos Júnior na modalidade de skate, também de Paranaguá.

Na categoria Top  Formador, os atletas foram selecionados pelos Núcleos Regionais de Educação. Do Núcleo Regional de Paranaguá foram selecionados os atletas de Antonina Bruno Vicenzo Leite Velloso (handebol), Eduarda Velozo Pinheiro (tênis de mesa), Emanuelle Barbosa Corrêa (handebol), Erica Cerqueira Santos (handebol), Gabriele de Melo Freire , Gidyan Matheus da Silva Ribeiro, Julia Gabriela Meira Senfle da Silva, Lucas Pereira Oliveira, Luiz Augusto Cardoso Júnior, Pietra Gaspar Goulart Gomes, Thayane Alves de Souza e Vandrieli dos Santos de Paula, todos na modalidade de handebol de Antonina.

De Paranaguá, na modalidade de tênis de mesa, foram contemplados Edilson Rodrigo de Araújo Francisco, Enzo Barboza do Nascimento e Laura Maciel de Freitas.

TOP Técnico Formador e Técnico

Com a certeza de que, para formar atletas de projeção e com resultados, é necessário técnicos bem preparados, o TOP, desde 2012, beneficia técnicos indicados pelos Núcleos Regionais de Educação (NRE) e também pelas federações. Essa ação garante que se tenha no estado profissionais cada vez mais capacitados e, consequentemente, atletas melhores capacitados.

Silmara de França, na modalidade de bocha, foi selecionada como Top Técnico, por Matinhos, o professor Darcicly de Souza Junqueira, de Morretes e Silvio Dias Assunuma, de Antonina foram selecionados como Top Técnico Formador nas modalidades de Morretes e Antonina, respectivamente.

Alguns nomes, em diferentes categorias de bolsa, ainda estão em análise de documentação e serão divulgados posteriormente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *