Programas de TV comandados por políticos criam polêmica em Paranaguá

Propagandas nas redes sociais ganharam elogios, mas também muitas críticas. André Pioli volta e Alceuzinho Maron estreia

programas-de-TV-2programas de TV (1)Os candidatos a prefeito em outubro de 2016, André Pioli e Alceuzinho Maron começarão programas na emissora TVCi, em Paranaguá, ainda neste mês de julho.

Acredito que o mês foi escolhido para que os programas se transformem em presentes, já que julho é o mês de aniversário de Paranaguá.

Mas, enquanto ambos garantiram elogios dos correligionários, também receberam muitas críticas, especialmente, nas redes sociais, onde as notícias transformam-se em polêmica e debate.

O jornalista André Pioli, que em entrevista recente disse que “por enquanto” não voltaria à TV, parece que mudou de ideia. Embora a gente saiba que a volta de um programa assim não seja decidido em tão poucos dias. O material publicitário divulgado nesta semana confirma que, dia 17 de julho, o programa Repórter Cidade, volta ao ar de segunda a sábado, às 12h na TVCi.

Litoral Urgente

Há alguns meses, as informações davam conta de que Alceuzinho Maron já estava com um pé dentro da emissora. Foi o que comentei na minha coluna Informe, do dia 30 de junho (como pode ser visto no quadro abaixo).

Nesta semana, o comentário se comprovou como certo. Outdoors mostram que o advogado começa o programa Litoral Urgente, no dia 24 de julho, de segunda a sábado, às 18h.

Polêmica

A notícia dos dois ‘novos’ programas deu o que falar. Gabriel Stadler Ricardo, no facebook, lembrou que, depois de “tanta trocação de farpas nas eleições, agora vão virar colegas de ‘emissora'”.

Gabriel não deixa de ter razão já que André Pioli, tido como favorito na maior parte da corrida eleitoral, trocou farpas pesadas com os candidatos Alceuzinho Maron e o atual prefeito Marcelo Roque.

Eu, como jornalista, acompanhando tantas eleições, imagino que logo, logo, os eleitores e internautas serão lembrados das palavras ditas durante a eleição, enquanto dividem espaços no mesmo veículo de comunicação. O povo parnanguara não perdoa e é conhecido por sua irreverência.

José Arnaud Amaral Júnior pergunta: “já vai começar a campanha 2022?”, também fazendo referência ao fato dos dois “profissionais” terem sido candidatos a prefeito.

“Futuros candidatos a prefeito e vice-prefeito”, opina Milton Grigoletti. “Só assim para aparecer na TV local e ficar imune, comprando um horário, caso contrário outros candidatos só servem para ser alvo de críticas”, completou.

Matomi Yasuda acredita que a atual material publicitário dos programas de TV já seria propaganda política fora de prazo.

“Vou comprar a antena UHF só pra assistir Alceuzinho”, garantiu Clarina Padilha. “Essa emissora quer o poder político custe o que custar… com certeza vai ser caro para o povo”, acha Alexandre Rosa.

Já Wii R. Bonifácio duvida e pergunta: “é sério isso?”. Ao que tudo indica, é sério mesmo!

A avaliação do internauta Josué Silva, em seu perfil no Facebook, lembra que a TV, seu candidato e o projeto político ainda não conseguiram o êxito que queriam alcançar, “pelo contrário, acumula dezenas de desafetos e farpas trocadas ao longo do tempo”.

Lembrou ainda que Alceu Maron Filho também foi um dos mais críticos da TVCi durante a campanha no ano passado. Porém, as conversas nos bastidores devem ter aparado as arestas.

E se você está se perguntando sobre a minha opinião, vou adiantar que a TV parece continuar com um projeto político. Tudo bem, né?! Afinal de contas ter um projeto não está limitado a 2 ou 3 pessoas, somente.

A TV (leia-se algumas pessoas que tinham direito a opiniões e pitacos na campanha) errou no ano passado. Estes com direito a voto no que devia ou não ser feito, subiram no salto, lidaram com o jornalismo mais sensacionalista e parcialíssimo possível, foram pedantes e o povo, desde os formadores de opinião até as pessoas mais simples, percebeu que alguma coisa estava errada.

Agora, tentam novamente. Porque tudo indica que Pioli e Alceuzinho devem formar uma chapa já em 2018 na campanha para deputado.

Outras dobradinhas também já foram comentadas nos últimos meses.Mas do jeito que a coisa anda, meu receio é de que nossa cidade fique, por mais um período, sem representantes políticos.

Um comentário em “Programas de TV comandados por políticos criam polêmica em Paranaguá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *