8º GB ministra Capacitação para Multiplicadores do Regime de Força Tarefa de Resposta a Desastres

WhatsApp Image 2017-08-25 at 14.00.02O Corpo de Bombeiros (CB) promoveu no período de 21 a 25 de agosto de 2017, a capacitação de trinta instrutores da área de Salvamento em Águas Rápidas (SARp). As instruções aconteceram na área do 8º Grupamento de Bombeiros, no litoral do Paraná, especificamente nos municípios de Pontal do Paraná e Antonina. A turma formada foi composta por dois representantes de cada uma das unidades do CB no estado, os quais serão responsáveis por multiplicar os conhecimentos adquiridos ao retornar às suas cidades de origem, a partir da próxima semana. WhatsApp Image 2017-08-25 at 13.59.54O treinamento foi composto por aulas teórico-práticas, abrangendo muitas atividades de campo nos rios Capivari e Cachoeira, no Bairro Alto, em Antonina. Mesmo com as baixas temperaturas registradas na semana, os alunos demostraram muito interesse, aprendendo em sala de aula, praticando na água, tirando dúvidas e sedimentando muito bem os conhecimentos adquiridos.

Todas as lições ministradas advém de longo caminho percorrido pela unidade responsável, quanto a treinamentos e cursos, sendo que já foram habilitado mais de 120 bombeiros do litoral para atuação em corredeiras e enxurradas nos últimos quatro anos. Cabe ressaltar que a capacitação que ora se encerra, já é a segunda etapa do regime estadual de Força Tarefa de Resposta a Desastres, instaurado em julho do ano corrente, por força do decreto 7337, o qual regula a reunião, organização e direcionamento de recursos materiais e humanos suplementares para fazer frente aos incidentes que extrapolem a capacidade de resposta de instituições locais nos mais diversos pontos do estado. Num primeiro momento, houve a aquisição, por parte do estado,  de viaturas e equipamentos próprios para este tipo de atividade, aparelhando todas as Unidades Operacionais do Corpo de Bombeiros do Paraná.

WhatsApp Image 2017-08-25 at 14.00.00Deste importante treinamento, bons frutos serão colhidos pela instituição do Corpo de Bombeiros do Paraná, pois, trinta multiplicadores retornaram às suas unidades de origem com novos conhecimentos e vontade para instruir e perpetuar a doutrina aprendida. A intenção, agora, é de que 160 bombeiros militares sejam capacitados nas próximas semanas, trazendo ainda mais tranquilidade para a comunidade paranaense.

FONTE: Comunicação Social do 8ºGB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *