Setor Litoral tem 12 cursos para o vestibular 2017/2018

15830826131_8fb2127905_zO Setor Litoral da UFPR vai disponibilizar, no vestibular 2018, 340 vagas entre todos os 12 cursos de graduação que oferece. A unidade tem o objetivo de tornar o ensino superior acessível para a população do litoral paranaense e dos municípios abrangidos pelo Vale do Ribeira, bem como de levar aos estudantes um projeto pedagógico diferenciado, enfocando a interdisciplinaridade, a autonomia estudantil e a interculturalidade.

Instalado no município de Matinhos, desde 2004, o Setor Litoral promove ações que chegam aos sete municípios litorâneos e se estendem ao Vale do Ribeira, regiões que historicamente receberam pouca atenção e ainda apresentam grande fragilidade social e econômica. Visando ao desenvolvimento humano e local, o ensino da unidade é voltado para que os estudantes formados contribuam com o crescimento social e econômico regional.

O Projeto Político Pedagógico do Setor é um aspecto de destaque, pois prevê a promoção da educação pública integrada e o desenvolvimento junto às comunidades locais para contribuição decisiva do progresso científico, econômico, ecológico e cultural. Isso propicia grande interação entre a comunidade acadêmica e da região.

A proposta consiste em uma organização curricular diferenciada. Os estudantes cursam módulos, cuja estrutura é mais flexível e aberta a atender as demandas de cada turma. Atividades de Integração Cultural e Humanística e Projetos de Aprendizagem complementam o currículo. A formação, constitui-se assim, em três eixos: Fundamentos Teóricos Práticos; Projetos de Aprendizagem e Interações Culturais e Humanísticas.

As Interações Culturais e Humanísticas fundam-se na ligação da formação profissional dos estudantes com a realidade e as comunidades locais. São espaços diferenciados nos quais o aprendizado ocorre por meio de reflexões e vivências sobre os saberes científicos, culturais, artísticos, populares e pessoais. Semanalmente, estudantes de diversos cursos interagem e aprendem juntos. Já os Projetos de Aprendizagem incentivam o aluno a perceber criticamente a realidade, compreender os diversos aspectos que a estruturam e a estabelecer ações integradas entre instituição e comunidade.

Segundo o diretor do Setor, Renato Bochicchio, os cursos do campus se destacam também por propiciar projetos de extensão e de pesquisa qualificados e reconhecidos nacionalmente, com grande interação com a população local. “A atuação dos cursos dentro do campus permite contato com diferentes áreas de conhecimento, proporcionando a participação ativa do estudante na vida acadêmica, bem como uma convivência rica em diversidade e diálogo”, conta.

As práticas pedagógicas inovadoras aplicadas na unidade são políticas para a formação integral do jovem, visando ampliar o acesso e a permanência destes no Ensino Superior. A procura nos processos seletivos do Setor vem aumentando todos os anos e, para o Vestibular 2018, espera-se que aproximadamente dois mil candidatos concorram às vagas.

Bochicchio salienta que entre 70% a 80% dos inscritos normalmente são oriundos do litoral paranaense e do Vale do Ribeira. “Esse é um dado relevante para demonstrar que a UFPR Litoral cumpre um papel social importante para as duas regiões. A expectativa para o processo seletivo desse ano é pela manutenção dos altos índices de candidatos originários, majoritariamente, de escolas públicas e dessas regiões”.

Os interessados em cursar graduação na UFPR Litoral podem optar por Administração Pública; Agroecologia; Artes; Ciências; Educação Física; Geografia; Gestão de Turismo; Gestão e Empreendedorismo; Gestão Imobiliária; Linguagem e Comunicação; Saúde Coletiva e Serviço Social.

A cidade

Situada no litoral do Paraná, a 110 quilômetros de Curitiba, Matinhos é uma cidade repleta de balneários, sendo Caiobá o mais conhecido deles – onde está localizado o campus do Setor.

Com aproximadamente 32 mil habitantes, o município destaca-se pela prestação de serviços. Turismo e comércio são os mais relevantes para a economia da região. Além das praias, há outras opções de passeio como o Parque Estadual Rio da Onça e a Trilha Ecológica no Morro do Boi.

Estrutura do campus

O campus fica em Caiobá, a uma quadra da praia e próximo ao polo do comércio praieiro e de casas e hospedagens de verão. O Restaurante Universitário da unidade oferece o mesmo serviço que os demais restaurantes, servindo refeições no café da manhã, almoço e jantar. A biblioteca atende os alunos de segunda a sábado.

À disposição dos estudantes e servidores da universidade está o Interpraias, ônibus que atende a comunidade acadêmica do Setor e do Centro de Estudos do Mar (unidade Mirassol). Os horários e rotas podem ser consultados em http://www.litoral.ufpr.br/portal/portal/intercampi-litoral/

Outro diferencial do Setor Litoral é um programa em formato online produzido pela Seção de Comunicação da UFPR (Secom) e veiculado quinzenalmente na Rádio Sambaqui, web rádio da UFPR Litoral. O objetivo da atração é colocar a comunidade acadêmica em contato com os temas atuais e músicas do cenário autoral paranaense.

Cursos

A UFPR Litoral tem um Caderno de Cursos e Profissões exclusivo para divulgar a proposta de cada um dos cursos que oferece. Confira: http://www.youblisher.com/p/1486866-Caderno-de-Profissoes-UFPR-Litoral/

 

Veja aqui mais informações sobre o vestibular 2017/18 da UFPR

2 pensou em “Setor Litoral tem 12 cursos para o vestibular 2017/2018

  1. Oi Luciane, tudo bem?
    Eu sou de São Paulo, e pretendo fazer curso de Gestão de Turismo.. Acha que vale a pena eu sair daqui para fazer faculdade na UFPR – Litoral?! Ou devo optar por Curitiba?!
    Tô meio confusa, não sei bem o que fazer.. 🙁

    • Thalita, acho que vc deve avaliar algumas questões.
      A UFPR Litoral é comandada pela Universidade que tem campus em Curitiba e outros locais. Então pela questão de respeito da instituição, qualquer um dos dois lugares deve ser bom.
      Acho que o que merece ser avaliado tem a ver com as características de cada cidade.
      Acredito que vale a pena entrar nas páginas de facebook das entidades e cursos e buscar mais informações.
      Espero que tenha ajudado.
      Infelizmente, é complicado falar sobre professores ou matérias, pois realmente, desconheço.
      Abs e boa escolha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *