Empresa Rumo destaca que não existe restrição legal quanto a sinal sonoro

3.3- locomotivaO jornal Diário do Comércio divulgou na edição da última sexta-feira, dia 01 de setembro sobre os problemas que os alertas sonoros emitidos pelas locomotivas da empresa Rumo causam a moradores em Paranaguá.

O sinal emitido, especialmente, durante a madrugada, vem sendo alvo de reclamações, pois tiram o sono de muitos trabalhadores.

Entendendo, porém, que se trata também de um sinal de alerta e que, também serve para garantir a segurança, principalmente, de quem trafega nas áreas onde há passagens de nível, a “buzina” é necessária.

Sobre o assunto, a empresa  Rumo encaminhou informações sobre o assunto como consta abaixo:

“A concessionária ressalta que suas operações seguem todas as normas vigentes e que procura causar o menor impacto possível à população. Informa que não existe qualquer restrição (legal, negocial ou judicial) que impeça a circulação dos trens no período noturno. Esclarece ainda que cabe somente à União legislar sobre transporte ferroviário, sendo este um serviço que deve ser prestado de forma contínua e ininterrupta. Ressalta que ferrovias do mundo inteiro fazem uso da buzina. É um item essencial para a segurança do trem, dos veículos e das pessoas que estão próximas à linha. Os maquinistas são periodicamente treinados para seguir corretamente o procedimento de acionamento deste dispositivo.

Quanto aos horários de tráfego de trens, deve-se considerar que toda ferrovia de carga funciona 24 horas por dia. Desta forma, é importante destacar que os horários de circulação dos trens dependem das operações de carregamento e descarregamento entre outros fatores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *