Maré baixa deste ano surpreende até os pescadores

Travessia da balsa entre continente e Ilha dos Valadares ficou prejudicada, assim como em outros locais do Litoral do Paraná

3.1- paranaguámaré baixa (1)Mês de agosto é conhecido pela maré baixa que ocorre no Litoral do Paraná. Esta situação foi confirmada pela pescadora e moradora da localidade marítima de Piaçaguera, na Baía de Paranaguá, Marlene Ferreira Romanio, assim como pelos pescadores que trabalham na região de Paranaguá e da Ilha dos Valadares.

Porém, todos concordam que a maré baixa registrada nos últimos dias surpreendeu a todos, pois não havia lembrança de situações como as que foram vistas no Rio Itiberê, próximo à Rua da Praia, um dos pontos turísticos de Paranaguá, assim como na região de embarque e desembarque em Pontal do Sul, balneário da cidade de Pontal do Paraná, assim como em outros locais do Litoral.

3.1- maré baixaEm Paranaguá, a travessia entre a Ilha dos Valadares e o continente, feito por uma balsa que atravessa desde veículos leves a caminhões, não foi executado em vários dias pela falta de condições.

“A pesca não foi prejudicada, mas nunca tinha visto a maré desse jeito”, disse um dos moradores da Ilha dos Valadares. Dona Marlene, lá na ilha de Piaçaguera discorda. “Só conseguimos pescar o necessário para nos alimentarmos, mas prejudicou a pesca para a venda”, disse.

Segundo o professor de Engenharia Ambiental da UFPR e Doutor em Engenharia Oceânica, Eduardo Gobbi, o evento é incomum.

3.1- ilha do melA baixa ainda maior dos últimos dias seria resultado da confluência de vários fatores, entre eles a maré baixa, em função da fase de lua cheia, além da zona de alta pressão que estacionou sobre o Oceano Atlântico há cerca de um mês. O especialista destaca, no entanto, que as explicações sobre o caso são baseadas em hipóteses, formuladas a partir do conhecimento teórico sobre o comportamento do oceano. Para ele, faltam dados para que se tenha uma certeza maior.

IMG_1830Ilha do Mel

Pescadores da Ilha do Mel não se sentiram prejudicados pela quantidade de peixes, mas tiveram problemas para retirar os barcos. Muitos deles podiam ser acessados pela areia que tomou conta de boa parte do que, antes, só era tomado pela água.

IMG_1831Em Pontal do Sul, muitos barcos não conseguiram sair do lugar pela falta de água e a travessia até a Ilha do Mel foi prejudicada nesta semana.

3.1-morretesA condição também foi registrada em Antonina e em Morretes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *