Capitania dos Portos do Paraná homenageia Veteranos

IMG-20171010-WA0026Para comemorar o Dia dos Veteranos, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) reuniu sua tripulação para cerimônia ocorrida na manhã de hoje, em sua sede. Após a leitura da mensagem do Diretor de Pessoal Militar da Marinha, Almirante de Esquadra Celso Luiz Nazareth, foram entregues “Distintivos do Veterano da Marinha” ao Capitão de Mar e Guerra (RM1) Marcelo Belniak, ao Suboficial (RM1-SI) Orlando Pires da Silva e ao 1ºSG (RM1-ES) Luis Irismar Saboia Lima.

Atualmente, 22 veteranos trabalham na CPPR nos departamentos de Apoio, Segurança do tráfego Aquaviário e Ensino Profissional Marítimo. “Saudamos nossos militares e servidores civis veteranos que muito contribuem para o fortalecimento de nossa Capitania. Contamos com a experiência e a motivação dessa importante parcela de nossa tripulação”, declarou o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva.

A homenagem aos militares e servidores civis servidores civis na situação de reserva remunerada, reforma e aposentadoria teve sua denominação alterada neste ano, passando de “Dia do Inativo” para “Dia do Veterano”. “O termo ‘Veterano’, por sua vez, com o significado de alguém que serviu muitos anos como militar ou exerceu durante muito tempo uma atividade, ofício ou profissão, representa adequadamente nossos militares e servidores civis que se encontram na reserva, reformados ou aposentados”, declarou o Almirante de Esquadra Nazareth.

A escolha do dia 10 de outubro como o Dia do Inativo reverencia a promulgação do Decreto no 49.096/1960, que aprovou o Regulamento da Lei de Pensões Militares e criou a Pagadoria de Inativos e Pensionistas da Marinha, atual Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha, atualmente denominado “Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *