Jacaré encontrado na Ilha do Mel é devolvido à natureza

WhatsApp Image 2017-10-17 at 09.22.39 (1)Já foi devolvido à natureza o jacaré de papo amarelo encontrado no fim da madrugada de terça-feira (17) na Ilha do Mel, em Paranaguá, no litoral do Estado. O animal apareceu em uma área de comunidade e foi capturado por agentes da Polícia Militar Ambiental, levado para o canil do posto policial e solto em seguida, em outra região.

A bióloga Camila Domit, do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná explica que o caso não é exatamente uma raridade, mas que chama a atenção por ter ocorrido em um local habitado por seres humanos.

“É uma espécie vulnerável e corre risco de extinção. É bastante comum na região litorânea, na região do Guaraguaçu, Guaraqueçaba, na Ilha do Mel e inclusive já foi encontrado em Matinhos. Não é raro ele aparecer, o raro foi ele ter sido encontrado em área habitada por humanos”, afirmou.

O Centro de Estudos do Mar foi acionado, mas acompanhou o caso de longe porque a espécie não é contemplada pela linha de manejo da instituição. O animal foi contido com o uso de cordas e libertado algumas horas depois.

“Trabalhamos com o pessoal da Polícia Ambiental para saber como seria a soltura dele. Deu tudo certo, foi solto dentro da estação ecológica pela polícia para garantir a proteção do animal e da população. É um animal silvestre, se ninguém tentar tocá-lo ou fotografar muito de perto ele não vai ter reação agressiva”, explicou.

O animal – um adulto, de aproximadamente 1,5 metro de comprimento – não teve o sexo confirmado pela bióloga, mas ao que tudo indica era macho. Camila afirma que o episódio não deve ser ignorado e, sim, servir de estímulo para estudos sobre a espécie.

“Ele tem um comportamento de territorialidade, ele deve ser levado para a área onde estava antes”, disse.

No geral, a orientação para a população, em qualquer circunstância, é de manter a calma, nunca tentar se aproximar nem tocar um jacaré e acionar imediatamente a polícia.

Da Bandnews Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *