3 pessoas da Prefeitura de Antonina foram presas

Secretário de Obras, pregoeiro e contador foram parar na cadeia

GaecoO Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado- GAECO- realizou ação na cidade de Antonina na manhã desta segunda-feira, dia 20.

Três pessoas foram presas. O atual secretário de Obras da cidade, Arlindo José Ricardo, foi preso preventivamente acusado dos crimes de falsidade ideológica, falsificação de documentos, fraude em licitação e corrupção ativa e passiva. Além do secretário foram presos o pregoeiro e o contador da cidade.

A Promotoria de Justiça de Antonina, no Litoral do Paraná, e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Curitiba deflagraram em agosto, a Operação Proclamador, que investiga fraude a licitações da administração municipal da cidade litorânea.

Naquele mês foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e apresentadas seis notificações para comparecimento à Promotoria para esclarecimentos.

De acordo com o Ministério Público, a investigação apura a criação de empresas fantasmas para participação em processos licitatórios do Município, ou para oferta de orçamentos em caso de contratos com dispensa de licitação. Essas empresas seriam criadas para dar aparência de competição real, quando, segundo o que foi apurado, o resultado já estaria previamente dirigido. Há indícios, inclusive, de que uma delas pertenceria a servidores públicos municipais de Antonina.

Ainda, quando da deflagração da Operação, foram cumpridos oito mandados em Antonina (no Setor de Licitações e na Secretaria de Obras e Planejamento do Município, além da Câmara Municipal e residências), e os demais em São José dos Pinhais, Pontal do Paraná e Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *