Baleia de quase cinco metros encalha na Ilha do Mel

Necrópsia apontou que a baleia estava com uma infecção generalizada, segundo o Centro de Estudos do Mar. Ou seja, o animal encalhou porque estava debilitado

baleia1Uma baleia minke foi encontrada encalhada na Ilha do Mel, em Paranaguá, no litoral do Paraná. O animal – uma fêmea juvenil, de acordo com o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – não resistiu e morreu logo em seguida.

O mamífero media 4,80 metros, e o peso estimado era de, ao menos, uma tonelada, conforme informou a bióloga do CEM, Camila Domit.

A bióloga contou que uma equipe do CEM avistou a baleia na manhã de quarta-feira (8), entre o Forte e o Farol, na praia de Nova Brasília. A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) ajudou na tentativa de resgate ao animal.

Segundo Camila, a necrópsia apontou que a baleia estava com uma infecção generalizada. Ou seja, o animal encalhou porque estava debilitado. “O fato de encalhar agravou o estado”, explicou a bióloga.

A espécie minke, de acordo com Camila, é a menor das baleias. Na idade adulta, o tamanho dela é de nove a dez metros de comprimento. Já uma jubarte, por exemplo, pode chegar a 18 metros.

Diversas baleias cruzam o litoral do Paraná durante o processo migratório. Mas, conforme a bióloga, elas passam distante da costa. Por essa razão, não costumam ser vistas, diferentemente do que acontece em Santa Catarina.

“Há registro de baleia minke todos os anos no estado”, disse Camila.

Baleias encalhadas

Segundo a bióloga, cinco baleias foram encontradas encalhadas – já mortas – neste ano na Ilha de Superagui, que pertence ao município de Guaraqueçaba. Dessas, três eram jubartes, contou Camila.

Quem encontrar qualquer animal nas praias do Paraná, pode ligar para o telefone 0800 642 3341.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *