Fandango Caiçara circula pelo Paraná

Espetáculo Fandanguará na Estrada

FandanguaraComeçou no dia 24 de novembro e segue até o dia 03 de dezembro o Fandango Caiçara do Grupo Fandanguará se apresenta em cinco cidades do estado. Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Curitiba e Campo Largo recebem o espetáculo Fandanguará na Estrada. Todas as apresentações têm entrada gratuita. O projeto é um dos contemplados com o Prêmio Arte Paraná, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura.

 O Grupo Fandanguará surgiu em Guaraqueçaba em 2004 com a proposta de reunir jovens caiçaras para mostrar sua cultura por meio da música, dança, teatro e outras manifestações artísticas.

 É um grupo de cultura popular formado somente por jovens fandangueiros que trabalham na preservação, difusão, pesquisa e repasse do fandango caiçara, baile tradicional do litoral, atualmente patrimônio imaterial do Brasil. Todos os integrantes são descendentes dos mestres fandangueiros da região e os consideram  importantes referências dessa manifestação.

 O objetivo do grupo é a valorização da cultura caiçara, sendo participativo no fortalecimento de ações e disseminação do patrimônio cultural imaterial no município de Guaraqueçaba, bem como na transmissão das suas diversas manifestações tradicionais, em especial, aquelas relacionadas ao fandango caiçara.

 Atuando em oficinas, montagem e produção de espetáculos que valorizam e divulgam a história caiçara, o grupo esteve presente em diversos eventos no Paraná e em outros estados do Brasil como Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro.

 Além desses eventos, o Fandanguará recebe grupos de pesquisadores, universidades, escolas e visitantes que passam pela região de Guaraqueçaba e litoral paranaense. Atualmente, o grupo desenvolve um trabalho de preservação e repasse da cultura caiçara em Guaraqueçaba. Os integrantes ministram oficinas, fazem apresentações de música e dança, realizam palestras e bailes, tornando-se referência do fandango caiçara com um atuante protagonismo juvenil.

 O espetáculo

 O grupo Fandanguará tem em seu repertório cerca de 18 marcas de fandango. Apresentará neste espetáculo marcas tradicionais como: Sinsará, Sinsará caloado, Queromana, Anu, Chimarrita, Don Don, Marinheiro, Tonta, Vilão de lenço, Andorinha, Cana Verde, entre outras.

 As marcas do fandango são divididas em valsados (dança de pares) e batidos (roda de pares com o sapateado).

 O espetáculo terá cerca de 50 minutos de duração e entre as danças, integrantes do grupo os integrantes contam histórias e curiosidades sobre o fandango para o público. Ao final das apresentações, uma moda valsada, na qual os membros do grupo convidam o público a participar do espetáculo, abrilhantando o Fandango.

 A formação do grupo para o espetáculo conta com um conjunto musical formado por: 2 violas fandangueiras, 1 rabeca, 1 machete, 1 adufo (pandeiro), 1 caixa. Além dos tocadores, 5 pares de dançadores formam a roda de fandango.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *