Ministério da Saúde emite nota sobre vacina da dengue

Dengvaxia powd for inj18801bf5-7461-4f0a-94bc-a73000d1ad97O Ministério da Saúde emitiu nota dizendo que para ser integrada ao Sistema Único de Saúde (SUS), uma nova vacina ou qualquer outro medicamento, precisa passar pela análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS que leva em conta aspectos como eficácia, segurança e custo efetividade do produto, aliás dos benefícios da oferta para a população.

Em 2016, o Comitê Técnico Assessor de Imunizações recomendou a não introdução da vacina para dengue produzida pela Sanofi até que os estudos de custo-efetividade demonstrassem que essa vacina seria importante do ponto de vista de política de saúde pública. Até o momento, esses estudos não estão concluídos, portanto, não há definição de introdução dessa vacina no Sistema de Saúde.

“Cabe esclarecer que estados e municípios possuem autonomia para avaliar e adquirir qualquer vacina devidamente registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e realizar a vacinação da população, de acordo com as necessidades locais”, diz a assessoria de imprensa do Ministério.

Está na terceira e última fase a pesquisa clínica da vacina da dengue que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan. Essa vacina tem potencial para proteger contra os quatro vírus da dengue com uma única dose, além de poder ser aplicada em pessoas de todas as idades, inclusive em crianças e idosos, consideradas as populações mais vulneráveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *