“Pires Pardinho” continuará em funcionamento mesmo com Delegacia Cidadã

Atual delegacia vai ficar sob gestão do Departamento Penitenciário que é responsável pela guarda dos presos provisórios e condenados

Curitiba-02-01-2013-  Delegacia de Policia Civil, de Paranaguá. Foto Osvaldo Ribeiro/AENPr.

Delegacia de Policia Civil, de Paranaguá. Foto Osvaldo Ribeiro/AENPr.

A Cadeia Pública (“Pires Pardinho”), que atualmente funciona em anexo a 1ª.SDP Paranaguá, continuará em funcionamento no mesmo local, sob gestão do Departamento Penitenciário (DEPEN), responsável pela guarda dos presos provisórios e condenados, situação que também terá solução em breve, com a construção de novas 14 unidades penais, numa parceria do Estado do Paraná com o Governo Federal, dentro do Programa Nacional de Apoio ao Sistema Prisional (PNASP), que deverá entregar novas 6.756 vagas.

A informação foi divulgada pelo departamento da Polícia Civil do Paraná num arquivo encaminhado em grupos de whatsapp falando sobre a nova delegacia cidadã que teve sua construção iniciada.

Confira o restante do que diz o documento.

“A construção da nova Delegacia Cidadã no município de Paranaguá constitui um importante marco da mudança de conceito no modelo de atendimento prestado pela Polícia Civil à população, de acordo com a definição constitucional de Polícia Judiciária, aliada a concepção de uma edificação inovadora, comprometida com a modernidade, reforçando a postura firme do Estado e, sobretudo, transparente, próximo à comunidade.

 

A Delegacia Cidadã Padrão III, selecionada para Paranaguá, possui 1.700m² distribuídos em três pavimentos. Este novo padrão possui salas para atendimentos seletivos, com espaços separados para o recebimento de vítimas e de agressores ou suspeitos (para o controle de fluxos), além de ambientes isolados para atendimentos especializados (como crianças, adolescentes, mulheres e idosos), dispondo também de sala para defensoria pública, parlatório, sala de reconhecimento e sala cofre, proporcionando maior segurança a nova unidade. A edificação contará ainda com um posto do Instituto de Identificação, para maior celeridade dos serviços oferecidos, como a emissão de carteiras de identidade. A estrutura de acesso a nova delegacia conta com piso tátil alerta e dimensional, guias rebaixadas e demais dispositivos de acessibilidade. Internamente, o espaço conta com elevadores e sanitários adaptados, de acordo com o estatuto da pessoa com deficiência.

Os novos modelos de Delegacias Cidadãs não possuem a atribuição de Cadeia Pública, tendo apenas quatro celas pequenas, por ser o mínimo exigido pela legislação, destinadas a contenção de pessoas detidas em flagrante, e somente pelo período que interessar às investigações. As celas ocupam uma área total de apenas 28m², o que corresponde a somente 1,6% da área total da nova edificação (muito diferente dos 700m² de celas que ocupavam mais de 55% nos antigos modelos de delegacias). Estas áreas restritas não possuem nenhum acesso nem visualização para a parte externa da Delegacia, contando com muros em todo seu perímetro, garantindo total privacidade daqueles que transitam ou residem nas proximidades.

Em Paranaguá, a Delegacia Cidadã será construída em uma área anexa ao Aeroparque, em terreno próprio do Estado, uma área de segurança que já conta com o DETRAN e o 9º.Batalhão da Polícia Militar do Paraná. Desde o início do planejamento para implantação e aprovação da nova unidade, em parceria e sob orientação da Administração Municipal de Paranaguá (gestão 2013-2016), ficou definido que seria este o local mais apropriado, não só por ser uma área própria do Estado, mas também por ser muito frequentada pelos moradores que buscam a prática de caminhadas no Aeroparque, que poderão dispor de um reforço na segurança do local com a instalação desta nova unidade da Polícia Civil, que possibilitará as famílias um convívio público mais tranquilo na região.

A nova Delegacia Cidadã de Paranaguá faz parte um investimento inicial do Governo do Estado do Paraná no valor de R$ 5.200.000,00 (cinco milhões e duzentos mil reais), favorecendo diretamente mais de 140 mil habitantes, tendo uma arquitetura moderna e atual que se integra aos espaços e a evolução da cidade, o que irá proporcionar uma valorização da região em que está sendo implantada, em benefício de toda população parnanguara.

Departamento da Polícia Civil do Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *