Capitania dos Portos do Paraná realiza cerimônia de transferência de subordinação de navio da Marinha

Primeiro Navio subordinado ao Comando do 8º Distrito Naval

Primeiro Navio subordinado ao Comando do 8º Distrito Naval

Primeiro Navio subordinado ao Comando do 8º Distrito Naval

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 8° Distrito Naval, informa, que na próxima terça-feira (13), será realizada na Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) a Cerimônia de transferência de jurisdição do Navio Balizador “Faroleiro Mário Seixas”.

Após 33 anos e 10 meses de bons serviços prestados ao Serviço de Sinalização Náutica do Sul (SSN-5) e ao Comando do 5º Distrito Naval, o Navio Balizador “Faroleiro Mario Seixas” foi transferido pelo Comandante da Marinha, o Excelentíssimo Senhor Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, da subordinação do Comando do 5º Distrito Naval para o Comando do 8º Distrito Naval.
Com a mudança, o Navio, que encontra-se atracado no cais da CPPR, passa a ser o primeiro Navio subordinado ao Comando do 8º Distrito Naval.

O Navio
Originalmente, o nosso “Bode Aguerrido”, como é conhecido, foi um Navio de pesca, construído em 1962, na cidade de Vigo, Espanha, e após ser utilizado pela Superintendência do Desenvolvimento da Pesca em pesquisas pesqueiras, foi doado a MB em Outubro de 1979. Em janeiro 1983 foi iniciada sua transformação e após conclusão dos serviços foi incorporado em janeiro de 1984, iniciando seus trabalhos para o SSN-5.

O “Faroleiro” Mário Seixas dos Santos
Navio Balizador “Faroleiro Mario Seixas”, ostenta este nome, graças a uma homenagem ao Agente de Atividades Marítimas e Fluviais Mario Seixas dos Santos. Funcionário Civil que serviu mais de 40 anos à Diretoria de Hidrografia e Navegação, como encarregado de vários faróis na costa do estado da Bahia.
Durante a 2ª Guerra Mundial prestou relevantes serviços de vigilância de guerra e foi alvo de várias citações meritórias por parte de seus chefes, tendo sido inclusive agraciado com medalhas e prêmios, entre outros, o Prêmio Mérito Funcional e a Medalha do Mérito Naval, vindo a falecer em 04 de agosto de 1987, em plena atividade, na manutenção dos faróis do litoral baiano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *