Paranaguá e Ilha do Mel recebem o lançamento do disco Cafundó do Caiçara

Ritmos regionais brasileiros e fandango tipicamente paranaense em shows gratuitos no Litoral 

paranagua_cafundoUma fusão de ritmos brasileiros, com ênfase no fandango é o tema do trabalho 100% autoral do artista paranaense Isac Feper. Cafundó do Caiçara, como chama o disco que dá nome à turnê, fará shows gratuitos de lançamento no dia 5 de abril, no Espaço SESC Paranaguá, e no dia 6 de abril na Ilha do Mel: às 14h, na Pousada e restaurante Astral Da Ilha, em Brasília e às 21h, no Bar e restaurante Cavalo Marinho, em Encantadas.

 O projeto foi aprovado pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice) da Secretaria de Estado da Cultura do governo do Estado do Paraná, e conta com o apoio da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).

O trabalho tem como objetivo registrar, difundir e valorizar a diversidade cultural existente no país e no Paraná, por meio da música e histórias populares. Além de músico e compositor, Isac Feper é um pesquisador da cultura popular tradicional brasileira.

“Em muitos de meus batepapos com os fandangueiros e moradores de Paranaguá, Guaraqueçaba e Superagui, notei a preocupação recorrente com a continuidade do fandango. O Cafundó do Caiçara cria possibilidades para que o ritmo possa se reinventar dentro do universo musical brasileiro”, afirma Feper.

            O disco mostra uma ressignificação do fandango, com uma roupagem mais moderna e integra outros ritmos que fazem parte desse universo, criando novas possibilidades de difusão de gênero.

Conceitualmente, é possível perceber sonoridade estética pop, no sentido de clareza, arranjos e formas das músicas que apresentam certo apelo nostálgico, de fácil assimilação e apreciação. “As letras trazem à tona a vivência dos povos brasileiros, como os caiçaras do litoral paranaense, com historias de amor, do cotidiano e suas aventuras”, explica.

O projeto ainda prevê duas oficinas de música que serão oferecidas gratuitamente em Curitiba: Oficina de Fandango, com a participação de um dos principais nomes desse gênero no Paraná, o músico e luthier de rabecas Aorelio Domingues de Borba, e a Oficina de Maracatu, ministrada pelos músicos Isac Feper, Bernardo Brandão e Luis Rolim.

 Agenda: lançamento do disco Cafundó do Caiçara

Entrada gratuita

05 de abril, às 20 hrs: Espaço SESC Paranaguá

Rua. Domingos Peneda, N° 947 – Estradinha Paranaguá PR

06 de abril, às 14 hrs: Pousada e restaurante Astral Da Ilha

Ilha do Mel (Brasília) Pr

06 de abril às 21 hrs: Bar e restaurante Cavalo Marinho

Ilha Do Mel (Encantadas) PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *