42 mil pessoas devem ser vacinadas contra gripe em Paranaguá

Vacinação começa nesta segunda-feira, dia 23. A transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). 

1.1- VACINAComeça em Paranaguá no próximo dia 23 e segue até 1.º de junho a campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza. A meta é imunizar cerca de 42 mil pessoas, mesma média definida no ano passado. As doses estarão disponíveis em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e também nas quatro que funcionam com horário estendido: Alexandra, Ilha dos Valadares (Rodrigo Gomes), Serraria do Rocha e Vila Garcia
A campanha contra a gripe é realizada pelo Ministério da Saúde todos os anos, sempre na segunda quinzena de abril. É o mês que antecede o inverno, considerado o período de sazonalidade da doença. “O objetivo dessa campanha de vacinação é reduzir as complicações, bem como as internações e a mortalidade ocasionadas pelo vírus”, esclareceu o secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique, que pede que o público-alvo não deixe de se imunizar, assim como a que combate a dengue, que segue até o dia 28 deste mês.

Podem se vacinar pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas (em até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores das instituições públicas e privadas. É importante que a imunização ocorra o quanto antes, devido às quedas de temperaturas típicas deste período do ano.

PREVENÇÃO

A transmissão dos vírus influenza se dá por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

“Para se prevenir alguns cuidados simples devem ser adotados. É importante lavar as mãos com freqüência e, se possível, também passar álcool em gel, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirar e evitar tocar no rosto. Outra medida é não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com muitas pessoas”, orientou José Antonio Ferreira Martins, diretor médico da Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção.

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *