Moinho Iguaçu recebe alvará para iniciar correias

Prefeitura entregou alvará nesta semana ao diretor presidente da empresa, Alcides Cavalca Neto. A obra vai custar, no total, R$ 100 milhões de reais

5.1-_DSC3156Na última segunda-feira, 16, foi assinado o alvará de construção das obras da empresa Moinho Iguaçu. Serão construídas as correias que ligam o armazém ao cais 201 e, ao todo o investimento será de 100 milhões de reais. As obras têm início para o mês de maio e o prazo de término entre 9 a 12 meses.

Esse novo investimento na área portuária traz para Paranaguá maior geração de emprego e renda. Após a conclusão da obra serão gerados aproximadamente 100 empregos diretos e 300 indiretos. O diretor presidente da empresa Moinho Iguaçu, Alcides Cavalca Neto, agradeceu a todos que contribuíram para a realização deste empreendimento.5.1-_DSC3087
“Estamos contentes e agradecidos com a Prefeitura de Paranaguá, Ministério Público, vereadores, secretários e todos que fizeram os estudos para aprovação desta obra”, declarou o diretor presidente.

O prefeito Marcelo Roque destacou que este é mais um avanço para o município. As obras são estruturais e ficarão para o futuro da cidade, assim como os recentes investimentos do Governo do Estado em Paranaguá.

5.1- reunião“Com esses investimentos nossa cidade cresce como referência nacional na área portuária. Além do crescimento do emprego e renda, aumentam o número de empresas que desejam se instalar em Paranaguá e assim a prefeitura pode investir mais em educação, saúde e segurança para todos”, finalizou o prefeito.

Para Lourenço Fregonese, diretor presidente interino da APPA, a agilidade da prefeitura de Paranaguá tem ajudado a trazer investidores. “O mundo está enxergando nossa cidade, não é à toa que grandes empresas mundiais têm investido aqui. E a gestão municipal está de parabéns por perceber que os investimentos de hoje farão a diferença no futuro”, ressaltou.

O vereador Luizinho Maranhão, presidente da Comissão de Assuntos Portuários da Câmara Municipal de Paranaguá, destacou que o processo de emissão do alvará seguiu todos as normas legais.

Moinho Iguaçu

Há 69 anos no mercado, a empresa é uma companhia de agronegócio, que atua na cadeia logística completa desde a produção de sementes até a trade de grãos. Está presente em 16 filiais distribuídas na região Oeste do Paraná e conta com terminal próprio no Porto de Paranaguá.

De uma ponta a outra do Estado. É ligando a produção do Oeste do Paraná ao escoamento em Paranaguá que a cerealista Moinho Iguaçu já investiu no porto com o objetivo de triplicar sua movimentação de cargas nos próximos anos.

Com os aportes em armazenagem e correias transportadoras de grãos, a movimentação anual da Moinhos Iguaçu deve chegar a 1,5 milhão de toneladas. “Nosso objetivo com estes investimentos é ganhar escala, dar um novo patamar à nossa movimentação de grãos”, afirma o presidente da empresa cascavelense, Alcides Cavalca.

O plano de investimentos da Moinho Iguaçu entrou em execução no final de 2016. O silo com capacidade para 60 mil toneladas de armazenamento estático já está de pé. Agora, o projeto de construção das correias, que já tem licença ambiental, estava em andamento, chegando a entrega do seu alvará um ano e 5 meses depois.

Serão 1,1 mil metros de ligação entre o armazém e o Cais Oeste do Porto de Paranaguá. “A administração do Porto investiu na sua estrutura e deu às empresas condições de expansão em Paranaguá. Com isso em mente, iniciamos ampliação das nossas atividades na cidade e posicionando a Moinho Iguaçu como uma referência na movimentação de grãos”, afirma Cavalca.

Com o novo armazém em funcionamento, foram gerados cerca de 80 empregos diretos em Paranaguá. O plano era que a estrutura estivesse finalizada, toda rodando, em outubro de 2017. O plano, porém, foi frustrado em seis meses.

Plano de investimentos

O plano elaborado pela Appa para os portos do Estado prevê um cenário até 2030. Neste período, a demanda de movimentação de cargas no Paraná deverá saltar das atuais 45 milhões de toneladas para 83 milhões de toneladas e a empresa Moinho Iguaçu soma-se a estas atividades tendo mais um armazém para estocagem de grãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *